Governo não abrirá nova negociação sobre ‘cota zero’ para pesca amadora em MS
Nesta sexta-feira (22), durante evento agropecuário em Campo Grande, o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), esclareceu os questionamentos do setor pesqueiro sobre a ‘cota zero’. Verruck informou que a Semagro se reuniu várias vezes com o setor e ajustou o decreto. “Fizemos uma discussão durante…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta sexta-feira (22), durante evento agropecuário em Campo Grande, o secretário da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), esclareceu os questionamentos do setor pesqueiro sobre a ‘cota zero’.
Verruck informou que a Semagro se reuniu várias vezes com o setor e ajustou o decreto. “Fizemos uma discussão durante meses com todos aqueles grupos que estavam na OAB. Nós avaliamos o decreto que foi publicado, vamos ter cota zero a partir de 2020 naquelas medidas e, para nós, isso já está pacificado. Agora temos um ano para acompanhar todo esse processo, aumentar as fiscalizações, que é uma das reivindicações de todos os setores. Não vamos abrir negociação para isso, pois, já negociamos de maneira isenta”, afirmou.
Ainda conforme o secretário, a Semagro está montando estratégias de divulgação nacional explicando a ‘cota zero’, para movimentar o turismo no Estado. “Uma grande estratégia sobre a política do pesque-solte será montada e divulgada nacionalmente, o objetivo é aumentar o turismo nas regiões de rios em Mato Grosso do Sul”.
Perguntado sobre judicialização, em relação a ‘cota zero’, Verruck acredita que não tem necessidade. “Os pescadores estão reclamando apenas do tamanho, que pode ser revisto daqui a um tempo, mas acreditamos que não existe necessidade de se judicializar o decreto da cota zero”, afirmou.
Cota zero
O decreto mantém cota de 5 quilos de pescado para serem levados pelos pescadores não-profissionais e aumenta as medidas mínimas para captura de exemplares.
Entre as reivindicações dos trabalhadores, está um pedido de tempo de transição para que os turistas possam se adaptar às mudanças. Atendendo a solicitação dos pescadores, o Estado determinou a implantação da cota zero de maneira gradual.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.