CGU envia a Moro proposta de regulação de cargos de confiança
Processo de nomeação de pessoal em cargos de confiança pode sofrer mudanças. A CGU (Controladoria Geral da União) quer fixar critérios mínimos para ocupação de cargos comissionados. A proposta do ministro Wagner Rosário, do ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União foi enviada ao ministro Sérgio Moro e só terá validade após ser publicada no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Processo de nomeação de pessoal em cargos de confiança pode sofrer mudanças. A CGU (Controladoria Geral da União) quer fixar critérios mínimos para ocupação de cargos comissionados. A proposta do ministro Wagner Rosário, do ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União foi enviada ao ministro Sérgio Moro e só terá validade após ser publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a proposta de decreto, a nomeação só poderá ocorrer se alguns requisitos forem preenchidos, como, por exemplo, experiência na área, tempo de atuação no serviço público, além de formação acadêmica e pleno gozo dos direitos políticos e ausência de conflito de interesses. As informações são do Estadão.
Rosário ainda enviou proposta sobre a regulamentação do lobby no Poder Executivo, mas ela ainda deve ser analisada por Moro antes de seguir ao Planalto. O texto que trata nas nomeações já tramita, conforme o Estadão, na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil e, caso publicado pela União, não valerá para servidores nomeados antes disso, como os do Governo.
As exigências variam conforme o nível do cargo de DAS (Direção e Assessoramento Superior) e da função comissionada. No caso dos DAS mais elevados (5 e 6), cujos salários chegam a R$ 16,2 mil, serão exigidos quatro anos de experiência na área, mínimo de três anos como comissionado, ou possuir título de especialista, mestre ou doutor na área.
Para os DAS 1,2 e 3, a exigência será aprovação em concurso público, três anos de experiência na função ou dois anos de ocupação de outro cargo em comissão, ou possuir título de especialista, mestre ou doutor.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.