Doze aprovados no concurso da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) estão na Câmara Municipal de , nesta terça-feira (dia 11), para pedir apoio aos vereadores quanto à nomeação nos cargos.

Segundo Diego Aranda, são 500 alunos que, aprovados no certame, já passaram por curso de formação e agora aguardam a nomeação, prometida para o começo deste ano. “Nós estamos aqui para buscar o apoio também dos vereadores da Casa para nossa causa. Passamos em todas as fases, sendo que o concurso de formação nos exigiu dedicação exclusiva. Todos nós tivemos de largar nossos empregos”.

Ele afirma, ainda, que “alguns colegas” estão passando por necessidades financeiras devido a espera. Conversas também são feitas com o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, pasta a qual a Agepen é ligada, “porém não há nada de oficial da parte dele”.

O titular vincula a nomeação dos aprovados à inauguração do presídio da Gameleira, que está pronto, afirma Diego. “Nós também estamos aqui para aparecer e chamar atenção, para que de uma forma possamos também trazer os vereadores para que nos represente e também mostrar nossa situação”.

O concurso foi realizado em 2015 e a validade foi prorrogada até abril de 2019. Depois, o governo estadual estendeu mais uma vez o prazo, desta vez até 2021.