Do fake news ao cinema: projetos criados pelos políticos de MS

Conheça os objetivos das proposições parlamentares

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Conheça os objetivos das proposições parlamentares

Desde o início do ano até esta sexta-feira (13), parte dos oito deputados federais e os três senadores de Mato Grosso do Sul que atuam no Distrito Federal apresentou 15 projetos de lei durante o trabalho legislativo de 2018. O levantamento feito pelo Jornal Midiamax revela que entre os projetos apresentados há ideia tornar crime divulgação de notícias falsas – as fake news – até obrigar cinemas a criar sessões adaptadas para autistas.

O primeiro político sul-mato-grossense a protocolar projeto de lei ou proposição neste ano foi o deputado Elizeu Dionizio (PSB). Em 6 de fevereiro, quando ainda estava filiado ao PSDB, o parlamentar apresentou o PL 9492/2018 que tinha objetivo de criar um Cadastro Nacional de Violência Contra a Mulher. O projeto acabou arquivado em 20 de março em razão de aprovação de outro projeto semelhante, apresentado anteriormente.

O deputado também apresentou outros quatro projetos, o PL 9643/2018 que prevê que a prescrição da pena em caso de crimes de tortura contra criança só possa começar a valer a partir de quando a vítima completar 18 anos e o PL 9748/2018 que inclui indígenas em programas de combate a doenças específicas. Ambos aguardam análise da comissão de Seguridade Social e Família

Dionizio apresentou, ainda, o PL 9697/2018 que dá incentivos fiscais a instituições de ensino que concedam bolsa de estudos a alunos de baixa renda. A proposição acabou não atendendo requisitos do regimento interno da Câmara e deverá ser reformulada. Também foi apresentado o 9982/2018, que classifica a doença falciforme como deficiência, o projeto será analisado por comissões da Câmara.

Em 7 de fevereiro, Dagoberto Nogueira (PDT) propôs a aprovação do PL 9513/2018, que alterava o estatuto do desarmamento, permitindo uso de arma de fogo por fiscalizadores dos departamentos de trânsito. No dia 23 do mesmo mês o projeto foi anexado a outro semelhante, e está aguardando análise do plenário. Ele também apresentou o PL 9918/2018 que prevê mudanças na contagem de pontos na CNH de motoristas infratores, este aguarda análise do plenário.

O senador Waldemir Moka (PMDB) apresentou o PL 9619/2018 no dia 21 de fevereiro. A proposta dele é alterar o Código de Defesa do Consumidor em relação a comunicação de devedores aos órgãos de proteção ao crédito. O projeto também foi anexado a outro e aguarda apreciação.

Tereza Cristina (PSB) propôs aprovação do PL 9623/2018 que muda artigo de lei para que procedimento adotado pela Fazenda Pública em relação a devedores. O projeto foi encaminhado para comissão de Finanças e Tributação, e será analisado.

Fábio Trad (PSD) apresentou, em 28 de fevereiro, projeto PL 9646/2018 que destina 25% do salário recebido por detentos que atuam em presídios para ressarcir o Estado pelas despesas gastas com os próprios presos. A proposta será analisada pelo plenário.

O deputado também apresentou outros três projetos de lei neste ano. O PL 9884/2018 que prevê incluir no código penal o crime de divulgação de informação falsa foi apensado em outro projeto semelhante do ano passado e será analisado. O PL 9951/2018 que altera lei para prever investimentos da expansão de redes de telecomunicações, que ainda será distribuído para comissão, o PL 9972/2018 que cria obrigação a cinemas para sessão adaptada a pessoas com autismo, além do PL 9973/2018, que altera o Código Eleitoral para tipificar divulgação de informações falsas em ano eleitoral. Esses últimos projetos que foram apresentados recentemente aguardam despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Do fake news ao cinema: projetos criados pelos políticos de MS

Acompanhe

Acompanhar o trabalho legislativo dos políticos eleitos para representar Mato Grosso do Sul na Câmara e Senado Federal é simples e está literalmente ao alcance de um clique.

Neste link é possível ver todas as proposições apresentadas pelos deputados e senadores do Brasil, é possível filtrar o resultado da busca pelo Estado do político autor do projeto e ter todos os detalhes da ideia, além do andamento da tramitação.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu