Das 526 candidaturas de políticos em MS, 2% estão inaptas por desistência

Mais de uma semana depois do prazo final para registro de candidatura para as eleições deste ano, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) ainda não barrou nenhum político. Até a tarde desta sexta-feira (24), 11 candidaturas foram consideradas inaptas em razão de desistência do candidato. Conforme o sistema da Justiça Eleitoral, 88,4% dos 526 registros ainda […]
| 24/08/2018
- 20:15
Das 526 candidaturas de políticos em MS, 2% estão inaptas por desistência

Das 526 candidaturas de políticos em MS, 2% estão inaptas por desistênciaMais de uma semana depois do prazo final para registro de candidatura para as eleições deste ano, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) ainda não barrou nenhum político. Até a tarde desta sexta-feira (24), 11 candidaturas foram consideradas inaptas em razão de desistência do candidato.

Conforme o sistema da Justiça Eleitoral, 88,4% dos 526 registros ainda estão pendentes de análise do TRE. 50 candidaturas já foram aprovadas e os políticos têm vaga garantida na disputa.

Entre os 11 candidatos que desistiram da eleição, 2,09% do total de concorrentes, estão o senador Pedro Chaves (PRB) e o vereador Gilmar da Cruz (PRB), que tentavam se eleger nos cargos de senador e 1º suplente, respectivamente.

Com exceção do também candidato a 1º suplente Omar Kadri (Podemos), todos os outros desistentes eram candidatos a deputado estadual. Nenhum deles têm cargo eletivo atualmente.

Mais detalhes sobre as aprovações ou indeferimentos em tempo real das candidaturas podem ser consultadas neste link.

Perfil dos candidatos

Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), neste ano em comparação com as eleições de 2014 houve uma queda no número de candidaturas. São 12,3% candidatos a menos neste ano.

A estatística do TSE revela também o perfil do político sul-mato-grossense que poderá ser eleito em outubro. Homem branco, casado com idade entre 50 e 54 anos, com ensino superior completo e empresário, assim pode ser resumido o perfil conforme a média dos candidatos. Confira mais detalhes nesta reportagem. 

 

Veja também

Últimas notícias