Pular para o conteúdo
Política

Candidatos a governador, senador e deputado estadual abrem horário político

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Nesta data, serão apresentados programas dos que concorrem ao Governo do Estado, Senado e a deputado estadual. Assim como nas segundas-feiras e quartas. A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o […]
Arquivo -

Candidatos a governador, senador e deputado estadual abrem horário político

A propaganda eleitoral gratuita começa a ser divulgada no rádio e televisão para todo o país nesta sexta-feira (31). Nesta data, serão apresentados programas dos que concorrem ao Governo do Estado, Senado e a . Assim como nas segundas-feiras e quartas.

A definição quanto aos dias de exibição das campanhas leva em conta o cargo em disputa. Durante o primeiro turno, o conteúdo político será veiculado até 4 de outubro, três dias antes de os eleitores comparecerem às urnas.

Durante a semana, os que concorrem aos cargos de governadores dividirão 18 minutos de campanha no rádio e na TV. Tempo igual ao destinado aos candidatos a deputados estaduais e distritais. Já os que concorrem ao Senado aparecerão em dois blocos de 7 minutos cada.

Juntos, os programas dos candidatos à Presidência da República ocuparão dois blocos de 12 minutos e 30 segundos cada, totalizando 25 minutos a cada dia de exibição. Mesmo tempo destinado à propaganda do conjunto de candidatos a deputado federal.

As propagandas vão ao ar, no horário de Mato Grosso do Sul, às 6h (MS) e 11h no rádio. E 11h e 19h30 pela televisão.

Segundas, quartas e sextas-feiras: propagandas dos candidatos a senador (7 minutos diários), deputado estadual ou distrital (9 minutos diários) e governador (9 minutos diários).

Terças, quintas e sábados: propagandas dos candidatos a presidente (12 minutos e 30 segundos) e a deputado federal (12 minutos e 30 segundos).

Além disso, de segunda-feira a domingo, 70 minutos diários serão reservados para a propaganda gratuita na forma de inserções de 30 e 60 segundos, a critério do partido político ou coligação, das 5h à meia-noite.

Além da aparição em bloco, os candidatos também fazem jus a divulgar propagandas de 30 segundos ao longo da programação das emissoras de rádio e TV. A quantidade de inserções das peças publicitárias eleitorais obedece ao mesmo critério de divisão do horário eleitoral, ou seja, a representatividade da coligação na Câmara.

Neste primeiro turno, serão 35 dias de propaganda – dez a menos que antes da aprovação da Reforma Eleitoral de 2015.

Em casos em que haja segundo turno, a veiculação será retomada no dia 12 de outubro, ou seja, na primeira sexta-feira após o primeiro turno. Serão mais 15 dias até o dia 26 de outubro – dois dias antes dos eleitores voltarem às urnas.

Em MS

A aparição dos candidatos em Mato Grosso do Sul se dará da seguinte forma: Ao Governo, em primeiro, a coligação Avançar com Responsabilidade, do ; 2º Esperança e Mudança, do PDT; 3º ; 4º O Nosso Movimento é Por Mudança, do PV; 5º PT e 6º Coligação Amor, Trabalho e Fé, do MDB.

Ao Senado, terão 5’58” os candidatos da Coligação do PSDB, com 418 inserções ao todo; 3’16” os do MDB, com 229 inserções; 2’07” do PT, com 149 inserções; 1’28” do PDT, com 103; 45” do PV, com 53 e 22” com 26 inserções.

Na ordenação geral para deputados, já que todos os partidos têm o direito de ter propaganda na TV, ficaram o Psol; 2º O Nosso Movimento é Por Mudança (Rede, PV e PC do B); 3º PSC; 4º Coligação Amor, Trabalho e Fé (MDB, PR, DC, PRTB, PHS e PRP); 5º PSL, 6º PTC, 7º PMB, 8º PT; 9º Avançar com Responsabilidade (PSDB, PTB, PP, PPS, DEM, PMN, PSB, Patri, PSD, SD, Pros); 10º PPL; 11º Esperança e Mudança (PRB, PDT, Pode).

*Com Agência Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
calor

Semana termina com tempo estável e temperaturas que podem chegar a 33°C em MS

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

Últimas Notícias

MidiaMAIS

De ‘menino medroso’ que a mãe decidiu levar ao teatro, Edu se tornou referência no brincar

Artista e arte-educador é um contador de histórias, musicista e animador de crianças

Brasil

Congresso pede ao STF que valide decreto legislativo que derrubou aumento do IOF do governo

Manifestação foi protocolada quatro dias antes da audiência de conciliação entre Legislativo e Executivo

Polícia

Foragido por roubo é preso durante fiscalização em comércios de Campo Grande

Homem foi detido e levado para a Cepol

Polícia

Homem é socorrido após ser esfaqueado em diversas partes do corpo

Pouco antes do crime, vítima e autor fizeram compras em uma mesma conveniência