Rocha afirma consenso na recomposição da mesa diretora da Câmara

Cargos foram abertos após cassação de vereadores

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cargos foram abertos após cassação de vereadores

A recomposição da mesa diretora da Câmara Municipal será definida na semana que vem, na última sessão antes do recesso parlamentar, na terça-feira (22). Segundo o presidente da Casa de Leis, vereador João Rocha (PSDB), a tendência é montar uma chapa única de consenso para os dois cargos vagos.Rocha afirma consenso na recomposição da mesa diretora da Câmara

A eleição terá de ser feita em virtude da cassação dos vereadores Delei Pinheiro (PSD) e Thaís Helena (PT), que ocupavam, respectivamente, a primeira secretaria e a segunda vice-presidência.

Eles foram cassados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em decisão sobre compra de votos. Também teve o mandato cassado, o secretário municipal de Governo, Paulo Pedra (PDT).

Nesta sexta-feira (18), às 10 horas, está prevista a posse dos três parlamentares substitutos. Eduardo Cury (PT do B) se efetiva na vaga de Paulo Pedra, Roberto Durães (PT), no lugar de Thaís, e Lívio Leite (PSDB) com o espaço deixado por Delei.

Ainda segundo o presidente, a Câmara trabalha para elaborar uma chapa de consenso, ou seja, não abrir disputa entre os parlamentares para ocupar os cargos. Neste semana, Carlão (PSB) afirmou se colocar a disposição do cargo de primeiro secretário. Atualmente, ele é o segundo secretário na Câmara.

No entanto, também se colocou a disposição o vereador Vanderlei Cabeludo (PMDB), mas este já adiantou a preferência por um consenso e que, se for o caso, pode ocupar a segunda secretaria, vaga que será aberta caso Carlão fique na primeira secretaria. Desta forma, o PMDB se coloca, novamente, na mesa diretora. 

Sobre nomes, João Rocha não quis adiantar, para, segundo ele, não atrapalhar o andamento das tratativas entre os parlamentares. “Acredito em um consenso até para manter a harmonia dentro da Casa”, disse. O parlamentar foi eleito presidente no começo do mês. Com relação a segunda-vice presidência, até então, não havia, oficialmente, nomes interessados. O PT, no entanto, disse que vai brigar para manter o partido na mesa.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu