Redução do ICMS do diesel a 12% pode ficar para 2016, avalia governo

Reinaldo Azambuja encomendou estudo para igualar alíquota ao percentual paulista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Reinaldo Azambuja encomendou estudo para igualar alíquota ao percentual paulista

Durante visita ao município de Ponta Porã, na fronteira do Brasil com o Paraguai, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), reafirmou que pretende reduzir, ainda em 2015, o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do diesel da energia elétrica (para o setor industrial). No entanto, a equiparação à alíquota de outros estados, como São Paulo, pode ficar somente para 2016.

Apesar de já ter anunciado que pretende enviar no mês de abril um projeto à Assembleia com a redução da alíquota do diesel, o tucano pontuou que o governo ainda não definiu um percentual de diminuição. Isso só será fechado após estudo encomendado pela gestão.

 “Estão pedindo para igualar a alíquota de São Paulo, que é 12%. Nós estamos fazendo os estudos. Se for possível chegar aos 12%, nós vamos chegar ainda neste ano. Se não for, teremos uma redução ainda no ano 2015 e pode ter um complemento no ano subsequente, dando competitividade ao setor produtivo e de transporte”, afirmou.

Já sobre a diminuição da alíquota do ICMS da energia, em benefício do setor industrial, Reinaldo se mostrou cauteloso quanto ao atendimento da demanda apresentada pelo setor produtivo.

“Acho que é possível também reduzirmos um pouco enquanto durar a bandeira vermelha, que é o problema da geração de energia do País, fazer essas duas concessões de tributos para potencializar a competitividade da economia de Mato Grosso do Sul. O que não podemos é sacrificar as receitas estaduais e nem municipais até porque os municípios são parceiros na arrecadação”, finalizou o governador. 

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu