Olarte se apega a liminar da justiça para permanecer no PP

Decisão de janeiro de 2014 garante permancência de Olarte no Partido Progressista. 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Decisão de janeiro de 2014 garante permancência de Olarte no Partido Progressista. 

Apesar da divulgação da expulsão de Gilmar Olarte do PP, levada à cabo pelo atual presidente da legenda em Mato Grosso do Sul, Alcides Bernal, principal adversário político do prefeito da Capital, a saída do Partido Progressista não será fácil. O atual chefe do Executivo Municipal se apega a uma decisão judicial para permanecer na legenda.

A relação entre Olarte e Bernal começou a degringolar logo após a posse deste em janeiro de 2013. A decisão de expulsão aconteceu antes mesmo da troca de comando entre os dois.

Todavia, Olarte alega que o Partido Progressista não possui um diretório estadual, mas sim uma comissão provisória, presidida por Bernal, que dirige a sigla no Estado, e que não tem competência para instaurar e processar representações disciplinares contra filiados partidários.

Uma decisão liminar do juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, Nélio Stábile, de janeiro de 2014, suspende o processo administrativo que culminou que a expulsão de Olarte no ano anterior, em 2013.

O magistrado entendeu a expulsão de um vice-prefeito só poderia ter sido feita pelo diretório estadual do partido, que, segundo Stábile, “inexiste”. O juiz usou inclusive o estatuto do próprio partido para embasar sua decisão.

O mandado de segurança movido por Gilmar Olarte que garantiu a liminar de permanência no partido, também recebeu manifestação favorável do MPE (Ministério Público Estadual) em 29 de maio de 2014.

Bernal também é vice-presidente nacional do PP e conta com o apoio do presidente nacional da sigla, senador Ciro Nogueira (PI), o mesmo que segundo Olarte lhe teria prometido o comando do partido em Mato Grosso do Sul. Fato ainda não consumado, mas já anunciado algumas vezes.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu