Nelsinho rebate Bernal e diz que culpa de alagamentos é falta de manutenção

Ex-prefeito manifestou-se até nas redes sociais

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ex-prefeito manifestou-se até nas redes sociais

O ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB), rebateu na tarde deste domingo (6) a informação dita hoje cedo pelo prefeito Alcides Bernal (PP), que atribuiu os alagamentos na cidade à falta de planejamento e à má qualidade de obras. As chuvas, de 59,6 mm, alagaram vários pontos da cidade, sobretudo as imediações do Shopping Campo Grande. Na região, já foram gastos cerca de R$ 20 milhões em recursos federais emergenciais para obra de drenagem, em fevereiro de 2010.

A declaração do ex-prefeito aconteceu logo após Bernal vistoriar áreas afetadas pela chuva, na manhã deste domingo, e relacionar a qualidade das obras antienchente à falta de planejamento urbano e à baixa qualidade das obras executadas. Bernal também destacou que a cidade já vem sofrendo com outros problemas, como os buracos, e que as chuvas só pioram isso. “Além das questões de alagamento ainda tem o problema dos buracos que surgem a cada dia, e com as chuvas aumentam mais por conta dessa visível indústria de buracos criada em Campo Grande, que se evidencia cada vez mais”, disse.

Na ocasião, o diretor de planejamento e projeto da Seintrha (Secretaria Municipal Infraestrutura, Transporte e Habitação), Paulo Bento, também afirmou que as obras em andamento deveriam ter começado antes para evitar os problemas atuais. “Isso consequência de mau planejamento. A caixa do córrego não aguenta toda essa água que corre”, explicou.

‘Não fui eu’

Já para o ex-prefeito Nelsinho Trad, a razão dos alagamentos é a falta de manutenção. “Aquela região da confluência do Sóter e do Prosa é rica em vegetação, em folhas. Por isso precisa ter manutenção constante nas bocas de lobo, senão entope mesmo. Essa informação está clara no Plano Diretor de Drenagem de Campo Grande, bastava o atual prefeito querer ler”, afirmou.

Segundo Trad, durante sua gestão como prefeito, quando a enchente de 2010 ocorreu, a Prefeitura contratou o melhor engenheiro hidráulico do país, que passou cerca de 1 ano e seis meses desenvolvendo o estudo do impacto de obras antienchente. “O estudo foi concluído, toquei a obra e terminei meu mandato. Meu sucessor deveria ter seguido o Plano Diretor de Drenagens, não só na manutenção, mas também na sequência das obras antienchente”, destacou.

O ex-prefeito também atribuiu ao ex-governador, André Puccinelli (PMDB), a responsabilidade de dragar o lago do Parque das Nações Indígenas, que também funciona como um elemento de contenção dos alagamentos comuns da região. “A vegetação, folhas e outros resíduos orgânicos acabam diminuindo a profundidade do lago, que fazem com que a água transborde. O alagamento da Via Parque era marrom, não era água pluvial. Era água do lago. É preciso fazer três barragens de retenção no Parque das Nações, e parece que o ex-governador fez pouco caso”, disse.

Trad também recorreu às mídias sociais para alfinetar Bernal. “Após as enchentes de ontem em vários pontos de Campo Grande, compartilho com vocês fotos de bueiros entupidos por falta de manutenção e equipe de limpeza na cidade. Essas são da Via Park… Outras enchentes com chuvas nem tão fortes acontecerão porque a limpeza não está sendo feita… lamentável”, publicou o ex-prefeito ma manhã de hoje.

Obra milionária

Após enchente que destruiu asfalto em vários pontos da cidade, sobretudo no bairro Santa Fé, e que abriu uma cratera na Avenida Ricardo Brandão em fevereiro de 2010, uma complexa obra de drenagem e reordenamento viário foi realizada com cerca de R$ 20 milhões liberados pelo governo Federal, após a cidade decretar estado de emergência. Com isso, não foi necessário abrir licitação para as obras emergenciais, que além de nova canalização do córrego Sóter, lagoa de transbordo, também teve a construção de barreiras de contenção de velocidade. Durante a chuva de ontem, o alagamento na região voltou a acontecer.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu