Comissão de Ética começa a analisar material da Coffee Break

Segundo presidente, vereadores serão chamados a dar explicações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo presidente, vereadores serão chamados a dar explicações

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Campo Grande começa, nesta segunda-feira (21), a analisar documentação sobre a Operação Coffee Break, que investiga a compra de votos de vereadores para cassar o prefeito, Alcides Bernal (PP). A informação é do presidente do colegiado, vereador João Rocha (PSDB).

Depois de ver a documentação da Coffee Break, enviada pelo MPE (Ministério Público Estadual), a comissão, criada no começo de setembro, deverá notificar os vereadores suspeitos para apresentarem defesa. Como o grupo prevê usar o mesmo rito das comissões processantes, a partir de notificados os parlamentares terão dez dias para apresentarem defesa.

Pelo que se sabe, até o momento, são investigados na Coffee Break os vereadores Mario Cesar (PMDB), afastado do cargo em decorrência da operação, no fim de agosto; Paulo Siufi (PMDB), Edil Albuquerque (PMDB), Airton Saraiva (DEM), Chocolate (PP), Gilmar da Cruz (PRB), Carlão (PSB), Edson Shimabukuro (PTB) e Jamal Salem (PMDB); além do ex-vereador Alceu Bueno (ex-PSL, sem partido) – todos foram ouvidos, mediante condução coercitiva, pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), no dia 25 de agosto. O atual presidente da casa, Flávio César, Otávio Trad e Eduardo Romero, todos do PTdoB, tiveram os celulares apreendidos durante a operação, juntamente com os demais.

Rocha não descarta chamar outras pessoas para prestar esclarecimentos à comissão. Mesmo que a Coffee Break ainda esteja na fase de inquérito, os trabalhos parlamentares seguirão paralelamente: “não tem como a Câmara ficar esperando o Judiciário, se entendermos que devemos tomar providências, tomaremos”, garante o tucano.

A reunião da comissão de ética deve ocorrer ainda na manhã desta segunda. Além de Rocha, fazem parte do grupo Chiquinho Telles (PSD), como vice-presidente; Vanderlei Cabeludo (PMDB); Herculano Borges (SD) e Ayrton Araújo (PT).

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado