Por confusão no registro, candidato a vereador pode perder eleição com número errado

Uma série de erros consecutivos pode colocar fim ao sonho de ser vereador de David Marques, do PTB.  Ele teve o número com o qual trabalha há anos registrado errado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e percebeu a falha 15 dias antes das eleições. O candidato relata que desde 2010 usa o número 14614 pelo […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma série de erros consecutivos pode colocar fim ao sonho de ser vereador de David Marques, do PTB.  Ele teve o número com o qual trabalha há anos registrado errado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e percebeu a falha 15 dias antes das eleições.

O candidato relata que desde 2010 usa o número 14614 pelo partido e que registrou este mesmo número para concorrer às eleições de vereador deste ano. Inclusive a prestação de contas enviada ao TRE foi feita neste número, com recibo para o mesmo.

“No dia da confirmação do registro da ata do partido, todos fomos ao escritório de advocacia para assinar o documento do registro. O meu constatei que estava errado, reportei ao advogado e ele me pediu para assinar outra folha com o número certo”.

David continuou a fazer campanhas com o número que sempre usou. Imprimiu banners, folders, faixas, santinhos e placas de rua com a numeração.

“Certo dia, vi em um site o meu número errado, 14615. Perguntei ao partido se tinham registrado errado , mas eles disseram que não. Semana passada um colega meu me ligou falando que o erro permanecia em outros três sites. Aí que eu resolvi olhar no site do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e vi que estava errado mesmo”, relata.

Ao procurar a juíza eleitoral Elizabeth Baisch para conversar, o candidato foi informado de que o erro não poderia mais ser consertado. “Ela me falou que o prazo para conferir o número já tinha passado e que não havia mais nada a ser feito”, alegou.

Mudar os votos em 15 dias

Ele alega que os erros podem impedi-lo de ser eleito porque caso alguém vote no número antigo, o voto será computado para o partido e não para ele.

 “Vou contratar um advogado com pós-doutorado em tecnologia para tentar reverter esta situação. Pode não sair no relatório da urna, mas devem ficar computados todos os votos. Quero que quem votar no meu número antigo consiga ter o direito de votar em mim e não na legenda do partido”, afirmou.

Ele relata que ao passar pela feira central uma pessoa o chamou pelo número antigo. “Muita gente decora o número, como vou lembrar a todas as pessoas que visitei, palestras que ministrei, trabalhos, que meu novo número é outro e isso tudo em 15 dias? É impossível”.

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu