Pular para o conteúdo
Polícia

Com presídio ‘fechado’, delegacia lota na fronteira e policiais viram carcereiros

A Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã,a  346 quilômetros de Campo Grande, está superlotada desde que a Justiça proibiu ingresso de novos presos no Estabelecimento Penal Masculino Ricardo Brandão, por causa do coronavírus (Covid-19). Por este motivo, o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) denunciou que os policiais civis têm […]
Arquivo -

A Delegacia de Polícia Civil de ,a  346 quilômetros de , está superlotada desde que a Justiça proibiu ingresso de novos presos no Estabelecimento Penal Masculino Ricardo Brandão, por causa do (). Por este motivo, o Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de ) denunciou que os policiais civis têm atuado como ‘agentes penitenciários’, fora de suas funções.

Conforme já noticiado, o juízo da 1ª Vara Criminal proibir transferências de presos à unidade prisional pelo prazo de 14 dias, a contar do último dia 10, por questões sanitárias e de superlotação. Neste sentido, o sindicato encaminhou ofícios  ao juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Ponta Porã, Marcelo Guimarães Marques, solicitando que seja reconsiderada a decisão, para que os presos da delegacia local possam ser levados para o presídio, se não o mesmo, em outro que atenda a região.

“Nossas delegacias já enfrentam problemas de superlotação, falta de estrutura física e de pessoal, e em uma situação como esta fica ainda pior, pois no local não há possibilidade de atender às necessidades básicas dos presos. Além do perigo eminente de se manter a custódia nessas condições, quanto mais por se tratar de cidade fronteiriça, e ainda por se tratar de algo inconstitucional”, afirma o presidente em exercício do Sinpol, Pablo Rodrigo Pael.

Ofícios também foram encaminhados ao promotor de Justiça, Magno Oliveira João, e ao defensor público, Tulio Cruz Nogueira, pedindo apoio e providências para a solicitação, como forma de prevenção à saúde e segurança dos presos, dos policiais e da população local. Em uma cela com capacidade para até 4 pessoas, há 11 presos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Em protesto, mulheres pedem prisão de mãe de bebê morta após ser estuprada pelo pai

Patinadoras de Campo Grande conquistam 24 medalhas em campeonato mundial

Pedro é ausência na lista de relacionados do Flamengo contra o São Paulo por opção técnica

Willian Arão é registrado no BID e pode estrear pelo Santos no Brasileiro contra o Flamengo

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Justiça manda despejar Waldir Neves de mansão no Damha por dívida de R$ 1,5 milhão

Fifa escolhe iraniano naturalizado australiano para apitar final do Mundial de Clubes nos EUA

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: Homem é preso por receptação ao bater carro furtado em poste no Guanandi

O veículo havia sido furtado durante a madrugada desta sexta-feira (11), no Monte Castelo

Transparência

TCE-MS manda e prefeito de Paranaíba suspende pagamentos por balneário público que não funciona

Espaço não funciona como balneário público municipal, mas tem aluguéis pagos desde 2023. Em edital, prefeito comunicou suspensão de pagamentos

Conteúdo de Marca

Solidariedade que cura: Bispo Bruno Leonardo doa R$30 mil para tratamento de jovem com câncer

Em um gesto que tocou o coração de milhares, o Bispo Bruno Leonardo, líder espiritual conhecido por seu compromisso com a fé e com as causas humanitárias, protagonizou mais uma demonstração do poder do amor ao próximo.

Cotidiano

MS registra mais 17 óbitos por síndrome respiratória em 2025, aponta boletim

Os dados correspondem à semana epidemiológica 27