John Lewis, ativista pioneiro na luta pelos direitos civis nos EUA, morre aos 80 anos
Ativista pioneiro do movimento pelos direitos civis nos Estados Únicos,o congressista John Lewis morreu aos 80 anos nesta sexta-feira (17) em Atlanta. Ele, um dos últimos ativistas negros da época de Martin Luther King, estava afastado dos deveres legislativos para tratar um câncer no pâncreas. Ainda assim, conforme o site G1, Lewis continuou a luta […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ativista pioneiro do movimento pelos direitos civis nos Estados Únicos,o congressista John Lewis morreu aos 80 anos nesta sexta-feira (17) em Atlanta. Ele, um dos últimos ativistas negros da época de Martin Luther King, estava afastado dos deveres legislativos para tratar um câncer no pâncreas.
Ainda assim, conforme o site G1, Lewis continuou a luta pelos direitos civis até o fim de sua vida. Sua última aparição pública foi no início de junho, quando participou de um ato perto da Casa Branca, em Washington, em meio aos protestos antirracistas motivados pela morte de George Floyd, afro-americano sufocado por um policial branco em Minneapolis.
Na ocasião, com uma bengala, Lewis caminhou com o prefeito de Whashington Bowser de Whasington, em rua da Casa Branca renomeada como Black Lives Matter Plaza que tinha acabado de ser decorada com um grande mural amarelo onde foi escrito “Black Lives Matter” (Vidas negras importam).
Jonh ainda confrontou o presidente dos EUA, Donal Trump, quando boicotou sua posse, ressaltando a interferência russa nas eleições de 2016.
Ainda conforme o G1, o anúncio da morte de Lewis foi feito pela presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, início da madrugada deste sábado (18).
“Hoje, os Estados Unidos choram a perda de um dos maiores heróis de sua história. John Lewis era um titã do movimento pelos direitos civis, cuja bondade, fé e bravura transformaram nossa nação, desde a determinação com que ele encontrou discriminação nos balcões de almoço, até a coragem que ele demonstrou quando jovem, enfrentando a violência. Ele trouxe liderança moral ao Congresso por mais de 30 anos”, afirmou Pelosi em comunicado.
“No Congresso, John Lewis era reverenciado e amado nos dois lados do corredor e nos dois lados do Capitólio. Ficamos com o coração partido por sua morte”, acrescenta a nota.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
Hospital Universitário da UFMS realiza mutirão de cirurgias neste sábado em Campo Grande
Objetivo é ampliar o atendimento e reduzir as listas de espera por exames e cirurgias no SUS
Na última sessão de 2024, deputados estaduais aprovam seis projetos
Projetos seguem para sanção do Governo de Mato Grosso do Sull
VÍDEO: Motorista perde controle de Renegade em curva, bate em árvore e capota na Duque de Caxias
O motorista saiu, aparentemente sem lesões, enquanto o passageiro permaneceu dentro do veículo aguardando achegada do socorro.
Problemas climáticos impulsionam queda de 6,7% na safra de 2024, segundo estimativas de novembro
Em novembro, IBGE prevê safra de 294,3 milhões de toneladas para 2024 e de 314,8 milhões de toneladas para 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.