Complicações após uma cirurgia no coração podem ter tirado a vida do líder norte coreano , com o silêncio da e informações da imprensa internacional sobre morte ou estado vegetativo, os rumores acerca do estado de saúde do líder crescem neste domingo (26).

As informações sobre o estado de saúde do líder norte-coreano foram tema de matérias na imprensa americana, chinesa e japonesa nesse sábado, além de ser um dos assuntos mais comentados do Twitter.

O vice-diretor da televisão HKSTV, de Hong Kong, Shijian Xingzou, afirmou que uma fonte com conhecimento do país lhe relatou que Kim teria morrido. A morte foi noticiada também pelo TMZ, site especializado em celebridades. A morte teria ocorrido devido a complicações pós-cirúrgicas.

Outra reportagem, da revista japonesa ‘Shukan Gendai', informou que o ditador norte-coreano estava em estado vegetativo após as complicações decorrentes da cirurgia. Kim, de 36 anos, está acima do peso e é fumante. O texto cita um médico chinês não identificado que teria integrado a comitiva enviada pela à Coreia do Norte na sexta-feira (24). Uma delegação responsável pelas relações China-Coreia do Norte também foi enviada para Pyongyang, capital do país.

A fonte citada pela revista japonesa e também pelo jornal britânico ‘Daily Mail' afirmou que Kim Jong-un “estava visitando o campo quando colocou a mão no peito e caiu”. Ela também informou que o médico que acompanhava o líder norte-coreano aplicou a reanimação cardiopulmonar e o acompanhou até o hospital.

Na Coreia do Norte, a imprensa é controlada pelo governo. E não se falou nada. O líder norte-coreano destacou o aniversário da fundação de suas Forças Armadas. Contudo, Kim Jong-Um não é visto em público desde o dia 11 de abril.

Com agências