Taliban assume atentado com carro-bomba na embaixada espanhola em Cabul

O ataque foi o mais recente de uma série contra alvos estrangeiros

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O ataque foi o mais recente de uma série contra alvos estrangeiros

O Taliban assumiu a responsabilidade por um atentado com carro-bomba na embaixada espanhola em Cabul nesta sexta-feira, diminuindo ainda mais as esperanças em negociações de paz com elementos moderados do movimento insurgente islâmico.

Houve relatos de tiros imediatamente após a explosão em uma área fortemente protegida da capital e próxima de muitas embaixadas estrangeiras e edifícios do governo.

“A única informação que podemos confirmar é que houve uma explosão na embaixada”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores espanhol, em Madri. Ele não tinha informações sobre vítimas.

Forças de segurança com veículos blindados foram mobilizadas em torno do local, com pelo menos três insurgentes envolvidos no ataque, de acordo com um policial.

Ao menos sete pessoas foram levadas a um hospital operado pelo grupo de ajuda Emergency, a 700 metros da embaixada espanhola, de acordo com um tuíte da organização.

Um porta-voz do Taliban disse que o ataque teve como alvo “uma casa de hóspedes do invasor”.

A Espanha, que contribuiu com a força internacional no Afeganistão, retirou suas tropas em outubro, embora alguns oficiais permaneçam na sede da missão da Otan em Cabul.

O ataque foi o mais recente de uma série contra alvos estrangeiros em Cabul no momento em que o Taliban vem intensificando sua insurgência na esteira da retirada das forças internacionais de operações de combate no ano passado.

A detonação, que pôs fim a vários meses de relativa calma na capital afegã, ocorreu quando o presidente afegão, Ashraf Ghani, voltava de uma conferência de paz regional em Islamabad cujo objetivo é ressuscitar as tratativas de paz congeladas com os militantes do Taliban.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados