Imagens de satélite confirmam destruição do principal templo de Palmira
As fotografias foram divulgadas pelo Instituto das Nações Unidas para Pesquisas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As fotografias foram divulgadas pelo Instituto das Nações Unidas para Pesquisas
Uma análise de imagens por satélite efetuada pela Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou a destruição do edifício principal do templo de Bel, na cidade arqueológica de Palmira, no centro da Síria, dominada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI). O Instituto das Nações Unidas para Pesquisas (UNITAR) e o Programa Operacional de Satélites (UNOSAT) publicaram nas últimas horas no Twitter fotografias que mostram os efeitos da explosão do último dia 30 de agosto no antigo templo de Bel.
As imagens por satélite mostram a cidade de Palmira antes e depois dessa deflagração e, nelas, é possível ver a destruição praticamente total do edifício principal do templo de Bel. A confirmação da ONU da destruição do templo de Bel acontece horas depois que o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH) revelou os novos danos na famosa cidade arqueológica situada no leste da província síria de Homs.
“Até agora não temos informação detalhada, dados ou fotos do ocorrido em Bel. Só contamos com uma visão preliminar e os testemunhos de moradores de Palmira”, disse Mohammed Nazir Awad, diretor do Departamento de Edifícios Antigos da Síria. Awad responsabilizou a comunidade internacional por todas as perdas no patrimônio arqueológico sírio, e exigiu “um plano imediato para deter e prevenir toda devastação e destruição das ruínas” do país.
Este é o segundo templo de Palmira que os extremistas atacam em agosto, após tomar o controle total da cidade arqueológica em maio. O EI destruiu o histórico templo de Baal em Palmira no último dia 23 de agosto, após ter colocado grande quantidade de explosivos no monumento de 2.000 anos de antiguidade.
Palmira, que tem ruínas greco-romanas incluídas na lista do Patrimônio da Humanidade da Unesco, é considerada uma relíquia única do século I a.C. e uma obra prima da arquitetura e do urbanismo romano pelas colunas de sua famosa rua principal e por seus templos, entre eles o de Baal. Esta cidade foi nos séculos I e II d.C. um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo e ponto de encontro das caravanas na Rota da Seda, que atravessavam o árido deserto do centro da Síria.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Projeto manobrado por bancada da bala facilita acesso a armas por condenados
Ele escolheu um apensado que vai na contramão do projeto original
Assembleia define ações contra Agepen e policial penal decidirá por horas extras
Mobilizações são em cobrança pela demora da estruturação da carreira da Polícia Penal
CNDI aprova moção crítica à elevação dos juros pelo Banco Central
A elevação da Selic para 12,25% ao ano foi criticada pelo setor produtivo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.