Espetáculo de dança mergulha em universo de Lídia Baís
Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade. Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade.
Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação do espetáculo passou por quatro etapas. Na primeira delas, foi realizada a pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que representa para a cidade, enquanto cultura e memória. Ao mesmo tempo, foi feita a pesquisa bibliográfica sobre Lídia, sua história de vida, obra, lugares que percorreu e personalidade.
“Depois entrevistamos familiares, artistas e pesquisadores, foram várias personalidades desde professores das artes plásticas, familiares como sobrinhos e amigos e artistas que conviveram com a Lídia, material de apoio para construção do espetáculo”, explica Marcos.
Em seguida, teve início a investigação e criação de movimento, partindo da metodologia da assemblage uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra.
“Estando dentro da casa, esse trabalho tem o formato de um site specific, o lugar nos dá suporte tanto arquitetônico e de memória para um trabalho para essa estrutura. E o nome ficou ‘Eu, Lídia’, porque é o atravessamento do que é nosso e o que é dela e em que momento essas coisas se cruzam. São quatro mulheres, casa dos 20, 30, 40 e 50, com experiências de vida muito distintas”. A última etapa consiste das escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.
Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia.
As apresentações serão nesta sexta-feira (31/8), às 19h30, e neste sábado (1/9), às 16h30 e às 19h30, no Sesc Morada dos Baís. Cada sessão tem espaço limitado para 30 expectadores. O evento é gratuito e a distribuição de ingressos será uma hora antes do espetáculo.
Notícias mais lidas agora
- Idoso cai de paramotor em Dourados e está em estado grave
- Em golpe por telefone, idosa faz transferências de R$ 46 mil a estelionatários
- Dupla é presa em bueiro ao furtar fios e derrubar internet e telefones em 14 bairros de Campo Grande
- Passa Pix? Confira as novas regras do pagamento que começam nesta sexta em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Semana inicia com 5,3 mil vagas de emprego na Funtrab de Mato Grosso do Sul
Em Campo Grande, são ofertadas 1.223 vagas em diversas áreas e níveis de escolaridade
Morre Quincy Jones, produtor de Michael Jackson, aos 91 anos
Quincy Jones teve uma carreira extensa como produtor e esteve à frente de três dos álbuns do Rei do Pop, Michael Jackson – incluindo Thriller
Julgamento de prefeito do PSDB e ex-diretor do HRMS por desvios de R$ 20 milhões é adiado pela 3ª vez
Falta de energia em SC impossibilitou participação de um dos réus, que está preso
Campanha que renegocia dívidas com empresas começa nesta segunda em MS
Ao todo, mais de 1,3 mil consumidores foram convidados a regularizar seus débitos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.