Espetáculo de dança mergulha em universo de Lídia Baís
Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade. Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dentro da programação de comemorações do Centenário da Morada dos Baís, o espetáculo de dança “Eu, Lídia” será apresentado hoje (31/8) e amanhã (1/9), com enredo que mergulha no universo da primeira artista plástica de Mato Grosso do Sul e personagem icônica que se destacou por suas pinturas e personalidade.
Segundo o coreógrafo Marcos Mattos, a criação do espetáculo passou por quatro etapas. Na primeira delas, foi realizada a pesquisa bibliográfica para conhecer o universo da Morada dos Baís, o processo histórico e o que representa para a cidade, enquanto cultura e memória. Ao mesmo tempo, foi feita a pesquisa bibliográfica sobre Lídia, sua história de vida, obra, lugares que percorreu e personalidade.
“Depois entrevistamos familiares, artistas e pesquisadores, foram várias personalidades desde professores das artes plásticas, familiares como sobrinhos e amigos e artistas que conviveram com a Lídia, material de apoio para construção do espetáculo”, explica Marcos.
Em seguida, teve início a investigação e criação de movimento, partindo da metodologia da assemblage uma técnica que reúne várias informações dentro do mesmo ambiente, informações que não são iguais mas que conversam entre si e criam um sentido para a obra.
“Estando dentro da casa, esse trabalho tem o formato de um site specific, o lugar nos dá suporte tanto arquitetônico e de memória para um trabalho para essa estrutura. E o nome ficou ‘Eu, Lídia’, porque é o atravessamento do que é nosso e o que é dela e em que momento essas coisas se cruzam. São quatro mulheres, casa dos 20, 30, 40 e 50, com experiências de vida muito distintas”. A última etapa consiste das escolhas dramatúrgicas, como finalização de luz e figurino.
Lídia é interpretada pelas atrizes e criadoras Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Jackeline Mourão e Roberta Siqueira, da Cia Dançurbana e do Conectivo Corpomancia.
As apresentações serão nesta sexta-feira (31/8), às 19h30, e neste sábado (1/9), às 16h30 e às 19h30, no Sesc Morada dos Baís. Cada sessão tem espaço limitado para 30 expectadores. O evento é gratuito e a distribuição de ingressos será uma hora antes do espetáculo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Viola tenta impedir planos de Mavi: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Jô questiona Cacá sobre suposta doença: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Zélia garante que descobrirá passado de Clarice: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar nesta quinta-feira (12)
Laura conta ao marido que viu extraterrestre e boato se espalha: Resumo Tieta, capítulo do dia 12/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar quinta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.