A curva do morro mostra que a subida é para ver a estátua do Cristo Rei do Pantanal, em Corumbá, a 427 km de Campo Grande. No entanto, cerca de 20 passos adiante – ou percorrendo segundos de carro – já é possível ver o primeiro momento da via sacra. E quem é da cidade pantaneira já sabe: a Sexta-Feira Santa é momento de muito devoção, que se estende para o período noturno e leva milhares de devotos a refazer os passos de Jesus, a partir das 22h, em uma cerimônia que vai até o amanhecer do próximo dia.

Semana Santa possui muitas programações na cidade pantaneira (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Assim, após contemplar 71 estátuas, ver Cristo ressuscitado é um presente e um momento de alegria inexplicável, tendo ainda a maior de todas elas, que compreende 12 metros de altura, para mais um momento de adoração.

As mãos, em posição de abençoar a cidade, nos fazem até querer imitar o gesto e eternizar o momento com muitas fotos e vídeos. É este o comportamento de corumbaenses e turistas, que visitam e apreciam toda a via sacra e a estátua.

“No morro do Cristo do Pantanal, em Corumbá, tem uma grande imagem do Cristo, parecida com a do Rio de Janeiro. Aqui, no entanto, existe uma longa caminhada, com as estações da via sacra, então, nós estamos acostumados, sobretudo na Sexta-Feira Santa, a percorrer o caminho de Jesus até ele ser imolado e sacrificado na cruz, dando a vida por todos nós”, afirmou ao Jornal Midiamax o bispo Francisco Biasin.

Bispo Francisco Biasin (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Na ocasião, segundo o bispo, os fiéis da cidade e até de municípios próximos participam “em massa”. “Ao mesmo tempo, no dia seguinte, tem outro evento muito bonito, que é o Aleluia Fest, no sábado à noite. É a festa da juventude e nós estamos esperando de 3 a 4 mil jovens, não só de Corumbá, mas, também de outras partes. Já estamos na vigésima edição e, neste ano, vamos dar um realce muito especial”, disse Biasin.

Francisco comentou ainda que a juventude já pode vir preparada para momentos de adoração, de testemunhos e shows de música gospel, de maneira que torne essa celebração de páscoa e ressureição muito alegre. Toda esta tradição, ainda de acordo com o bispo, transforma a cidade em uma tradição para a igreja católica.

Uma das estátuas da Via Sacra (Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“A cidade tem esses monumentos ligados a fé e isso ajuda muito, até as pessoas que não participam muito da igreja, a despertarem sentimentos de fé, de amor, de fraternidade e paz. E a páscoa é um momento especial para isto”, finalizou.

Guardião do Cristo Rei do Pantanal, há quase dois anos, o guarda civil municipal Jackson Lara, de 47 anos, ressalta que sente um “paz imensa” trabalhando no local.

(Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

“Neste período da Semana Santa aqui é mais movimento, tem pessoas que vem pagar promessa e depois também tem o Aleluia Fest. Antes disso, ocorre a procissão durante a noite, parando de estação em estação da Via Sacra. E todos estes momentos são bons, é um ambiente tranquilo e sinto paz estando perto de Cristo“, comentou.

De acordo com Lara, aos finais de semana, muitas famílias gostam de ir até o local, para apreciar a vista, fazer piqueniques e curtir a tarde. “Quem vem aqui se sente seguro também, estando perto de Cristo. São muitas famílias, com crianças, então, é muito abençoado este local”, finalizou.