Oração, penitência e ‘mente alinhada’: atores se preparam para Paixão de Cristo; veja programação

MidiaMAIS trouxe mais detalhes desta semana, não só com a programação, mas, também falando com os atores que fazem o principal personagem.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Momento de extrema emoção, a Paixão de Cristo reproduz os últimos passos de Jesus na terra. O espetáculo envolve paixão, morte e ressurreição na narrativa da via-sacra. Em Mato Grosso do Sul já se tornou tradição e por isso o MidiaMAIS trouxe mais detalhes desta semana, não só com a programação, mas, também, falando com os atores que fazem o principal personagem.

Bairro Moreninhas

Jovens durante ensaio da Paixão de Cristo nas Moreninhas. Foto: Arquivo Pessoal
Jovens durante ensaio da Paixão de Cristo nas Moreninhas. Foto: Arquivo Pessoal

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, na região sul da cidade, terá extensa programação em um evento que envolve toda a comunidade e que cresce a cada ano. São ao todo cerca de 30 pessoas envolvidas na organização.

Na quinta-feira santa (6) ocorrerá a ceia do senhor. Já na sexta, às 15h, tem início a encenação. No sábado santo, às 18h30, haverá vigília pascal. Tudo ocorrerá na Comunidade São Pedro e São Paulo, já que a capacidade é maior e vai até a matriz Cidade Morena, finalizando lá, na avenida Barreiras.

“Chama-se Tríduo Pascal. Na quinta teremos a santa missa da instituição da eucaristia, depois a sexta-feira da paixão. Já às 15h haverá a celebração da Paixão, com beijo da Cruz. Logo após tem a via-sacra encenada, nas ruas das Moreninhas, com os jovens. No sábado, a santa missa da vigília às 18h30”, explicou o padre Jucelandio José do Nascimento.

‘Preparação maior é a mente’, diz jovem que interpretará Cristo

Pedro em interpretação. Foto: Arquivo Pessoal
Pedro em interpretação. Foto: Arquivo Pessoal

O vendedor Pedro Henrique Lins da Silva Souza, de 22 anos, disse que está encenando desde o início do ano, semanalmente, para a apresentação da via-sacra.

“Estamos há 3 meses nessa, todo domingo ensaiando. Eu já fiz o papel de Jesus no grupo de dança da comunidade algumas vezes, mas, na Paixão de Cristo é a primeira. Sinto que é uma preparação bem maior e estou sempre em oração. O físico também. Estou treinando para aguentar, mas, a preparação maior é a mente”, afirmou ao MidiaMAIS.

O ator também conta que está mudando o visual, deixando a barba e o cabelo crescer. “Para ficar mais parecido, entrar no personagem. Mas, principalmente, confiando nos planos de Deus e sempre em oração”, finalizou.

Bosque dos Ipês

Foto: Bosque dos Ipês/Divulgação
Foto: Bosque dos Ipês/Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Bosque dos Ipês, na região norte da cidade, será palco da Paixão de Cristo.

A encenação começa na sexta-feira (7), envolvendo cerca de 100 pessoas entre dramaturgia, cenografia e solidariedade, resultando em uma grande ação social para arrecadação de alimentos e agasalhos.

Para entrar é necessário levar 1kg de alimento não perecível ou um agasalho. As doações serão encaminhadas para ONGs ou projetos sociais.

Aquidauana

Na oitava edição e considerado o maior teatro ao ar livre de Mato Grosso do Sul, a paixão de Cristo em Aquidauana possui megaestrutura, já com a sonorização das vozes, além de uma atração nacional este ano. Na sexta (7), a partir das 9h, na igreja matriz da cidade.

‘Honrado’, diz pastor que recebeu convite da igreja católica

O cantor, pastor e produtor musical Geisson Augusto é quem interpretará Jesus Cristo pela segunda vez. “É um prazer, privilégio e honra fazer parte deste projeto e eu, como pastor, falo que me sinto honrado em fazer parte deste projeto. Entendo que a mensagem do evangelho, tudo o que Jesus fez, sua morte, ressurreição e vida, é algo muito maior do que religião. Jesus nunca pregou religião. Ele pregou sobre o reino dos céus, o evangelho, então, quando eu recebi o convite no ano passado, foi um desafio, um baita de um desafio, então, interpretar o maior de todos os tempos não é fácil, tanto na parte física e espiritual, é um desafio”, argumentou.

No dia do teatro, no ano passado, Geisson ressalta que vivenciou uma experiência única. “Pessoas se emocionando, relato de quem foi curado, é algo impressionante, então, aceitei de primeira este ano. Vejo que é um momento propício para se falar de amor, de salvação, para lembrarmos do que Jesus fez por nós na cruz e isso vai muito mais do que religião”, argumentou.

Hospital São Julião

Capela Santa Isabel da Hungria. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax
Capela Santa Isabel da Hungria. Foto: Henrique Arakaki/Jornal Midiamax

Aberta para pacientes e toda a comunidade, a Capela Santa Isabel da Hungria está com uma programação especial na Semana Santa. Após o domingo de ramos, que ocorreu no último dia 2, a quinta-feira santa (6) terá a ceia do Senhor e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Já na sexta-feira santa (7) haverá a via sacra encenada às 8h e uma celebração, às 16h, com procissão. No sábado (8), às 19h, ocorre a solene vigília pascal e, no domingo de Páscoa, haverá a missa da ressureição às 8h30 e café da manhã partilhado, uma hora depois. No hospital, a via sacra completa a 25ª edição, de acordo com um dos organizadores e gestor de política ambiental, Bruno Maddalena.

O que é a via sacra?

É uma antiga tradição da igreja católica, que remonta ao século IV, quando os cristãos se dirigiam em peregrinação à terra santa. Um dos pacientes do São Julião, Lino Villachá, que viveu dos 12 aos 56 anos no local, fez muitos poemas e crônicas, inclusive falando sobre cada uma das 14 estações da Via Dolorosa do Calvário de Jesus de Nazaré.

Desta forma, em 1996, com a ajuda de ajuda de pacientes e voluntários, nasceu a encenação desta Via Sacra do doente. Atualmente, a encenação é feita com a ajuda de colaboradores. Em uma das publicações, Lino diz: “Se não podes mais levantar-te dessa cama ou dessa cadeira, levanta tua alma aos que estão de pé, caindo diante de ti”.

Conteúdos relacionados

idosos 110 anos campo grande