Todas as vacinas contra a dengue disponíveis na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) devem ser aplicadas até sexta-feira (26) e nenhuma dose deve ser descartada na capital. 

A expectativa da secretaria se deve ao fato de que 150 doses estão sendo aplicadas por dia nas unidades de saúde da cidade. Com isso, as doses ainda disponíveis e prestes a vencer devem ser todas utilizadas ainda nesta semana.

A baixa procura pelo imunizante levou o Ministério da Saúde à decisão de ampliar a idade de vacinação na quarta-feira da semana passada, dia 17. O órgão orientou que seja priorizada a faixa etária entre 6 e 16 anos, mas com imunização ampliada para pessoas entre 4 e 59 anos. 

A medida foi tomada para reduzir a perda das doses com vencimento no dia 30 de abril, cabendo a cada município definir a estratégia de ampliação das aplicações, considerando que só poderão utilizar as que estiverem próximas ao vencimento.

Diante da decisão do Ministério, a Sesau ampliou na última sexta-feira, dia 18, a aplicação das doses para pessoas entre 6 e 16 anos.

Segundo a secretaria, nesta terça-feira (23) Campo Grande tem cerca de 350 vacinas em estoque, disponíveis para a população nas unidades de saúde da capital.