Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Volta do carnaval à Esplanada fortalece comércio do entorno, que oferece camarote e conforto

Banheiros limpos, espaço para descanso, bebidas geladas e exclusivas serão iscas para atrair folião
Cassia Modena - Publicado em
Compartilhar
Carnaval Esplanada
Carnaval na Esplanada Ferroviária (Foto: Daniel Reino/ Fundação de Cultura de MS)

A volta do carnaval de rua em 2023 encheu de expectativas os comerciantes quanto às oportunidades de faturamento e de “fazer o nome” dos estabelecimentos localizados nas imediações da Esplanada Ferroviária, ponto central dos festejos em Campo Grande. Para que os retornos esperados venham, haverá camarote em um dos bares – algo inédito no local – e maior oferta de opções de bebidas, comidas, além de banheiros limpinhos.

Desta sexta (16) até a próxima terça-feira (21), os funcionários do Ponto Bar estão mobilizados para receber os foliões no camarote, que promete ter decoração, comida e bebidas à vontade, abadá personalizado, pulseira para facilitar o vai e vem entre o estabelecimento e a rua, espaço para descanso e banheiros recém-construídos e higienizados.

A fachada do Ponto Bar (Foto: Reprodução/Instagram)

Abhner Benevides, um dos proprietários do Ponto Bar, diz que a ideia é o camarote servir de apoio para o folião curtir o carnaval de rua com comodidade, sem representar uma concorrência à diversão no espaço público da Esplanada. “Sabemos que o carnaval de rua é o melhor. Nosso objetivo, então, é oferecer conforto a essas pessoas que estão festejando esse carnaval”, explica.

Como o estabelecimento foi inaugurado em julho de 2022 e abrirá as portas pela primeira vez num carnaval, Abhner afirma que ele e o sócio não sabem o que esperar quanto ao faturamento e volume de pessoas atendidas. “Nós tivemos apenas uma experiência durante o festival Campão Cultural e imaginamos que pode ser próximo disso”, completa. Os shows do Campão Cultural foram realizados no final do ano passado na Plataforma Cultural, que também fica na Esplanada Ferroviária.

Esquema para diferentes públicos

O Vexame é outro bar recém-inaugurado que ficará aberto durante os festejos. Alessandro Veiga, o proprietário, diz ter contratado três freelancers para reforçar a equipe no período e garantir que o local tenha um esquema para atender bem dois diferentes públicos: o das pessoas que apenas farão pedidos de bebida e voltarão para a rua, e o das pessoas que vão ficar algum tempo no interior do estabelecimento, mediante pagamento de uma taxa colaborativa.

O interior do Vexame Bar (Foto: Reprodução/Instagram)

O bar aposta em dois produtos para atrair o folião para dentro da casa. Um é o drink especial “batizado”, feito à base de vodka, corote e água de coco, que foi criado especialmente para as noites carnavalescas e terá um valor acessível aos foliões, afirma Alessandro, sendo que, além dele, haverá drinks da linha “chique” como o “negroni”, por exemplo. O outro produto é um sanduíche feito com baguete e legumes, pensado para servir de opção aos que não comem carne.

O atendimento e os produtos diferenciados poderão favorecer a divulgação do novo local. “Nós queremos que as pessoas reconheçam o bar como um espaço onde terão conforto e podem tomar um drink que não vão achar em outros comércios, por exemplo”, fala Alessandro.

Sociedade entre bar tradicional e moradores

O Bar Zé Carioca (Foto: Reprodução/Instagram)

O tradicional Bar do Zé Carioca também estará aberto, seguindo o que já fez nos carnavais anteriores. A expectativa do proprietário, José Dias, é faturar 50% a mais em relação ao último carnaval na Esplanada, que aconteceu em 2020.

Este ano, o Zé Carioca fez parceria com moradores da Vila dos Ferroviários para oferecer cachorro-quente, pastel e suco para as crianças. “Eles moram aqui perto e fica fácil para eles, então pensamos em coisas que eles pudessem vender para as famílias no carnaval. O povo quer ir para a rua e nós queremos aproveitar para faturar”, diz José.

Já em relação à concorrência, o bar promete servir a cerveja mais gelada da região.

Feira Central abrirá, mas sem ação especial

A Feira Central abrirá normalmente nos dias de folia. De acordo com a presidente da Associação da Afecetur (Feira Central e Turística de Campo Grande), que administra o local, Alvira Appel, uma reunião entre os feirantes definiu que não haverá ações especiais de carnaval. Os esforços dos comerciantes estarão mais concentrados no Festival do Peixe, que ainda não começou e vai culminar na Semana Santa.

Em relação ao uso dos banheiros pelos foliões, que são normalmente procurados, Alvira afirmou que ainda não há definição sobre possível controle de acesso.

Feira Central abrirá normalmente nos dias de carnaval (Foto: Reprodução/Instagram)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre 'cratera' na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra 'fotógrafo de ricos' em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

'CPI do Consórcio Guaicurus' chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados