O IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul) promove, na próxima quarta (13) e quinta-feira (14), em Campo Grande, o XVII Sedims (Seminário de Desenvolvimento Institucional de MS). Com o tema “multilínguas”, a intenção é debater as diversas línguas faladas no Estado.

O evento, a partir das 19h nos dois dias, no auditório do IHGMS, é aberto aos pesquisadores, professores, acadêmicos e todos aqueles interessados na linguística e cultura regional.

Ao todo, três painéis estão previstos para o primeiro dia: “A Origem das Línguas e as Convivências em MS”, com Ana Maria Bernardelli; “Língua e Discurso nas Crenças Culturais Sul-Pantaneiras”, com Arlinda Cantero Dorsa e “Okinawanos em Campo Grande: idioma, História e Arte”, com Patrícia Aguena.

Aos intervalos, está prevista a apresentação do professor Crystian Proença, diretor cultura da AOCG (Associação Okinawa de Campo Grande), formado por uma academia de clássica com sede em Okinawa, no Japão.

Já na segunda noite (14) os três temas em pauta serão: “Nhegatu”, com Marlei Sigrist, “Formas de Comunicação Eficaz tendo a Língua como Protagonista”, com Raquel Naveira e “Termos Regionais na Publicidade e na Propaganda, com Henrique Alberto de Medeiros. Ao final o público presente ainda terá a apresentação do “Coral Fronteiras Abertas”.