Um chapéu verde e pontudo, no formato de cone, e uma capa branca são tudo o que alguém precisa para ser o Mestre Ensinador neste . O nome é de um gnomo voador tão místico quanto simpático, que foi criado em Campo Grande e virou fenômeno mundial ao viralizar com seus vídeos no TikTok.

Enquanto o criador do Mestre Ensinador, Jhonatan Oliveira, passa o carnaval isolado em um sítio, os do personagem se divertem fantasiados de gnomo nos blocos de carnavais pelo Brasil. , , Belo Horizonte e são algumas das capitais onde esses foliões têm surgido na multidão.

“Mestres” no carnaval de São Paulo (Foto: Reprodução/Instagram)

Particularmente, Jhonatan prefere ficar longe da folia. Mas, ele disse ao MidiaMAIS que aprova o uso da fantasia nas ruas. “Desde que não façam o mal e apologia ao mal, está tudo bem”, falou. E conclui, com a frase que costuma legendar suas publicações na rede social: “Deus abençoe”.

Além de ser uma fantasia fácil de ser reproduzida, ir ao carnaval de Mestre Ensinador chama atenção por destoar de uma maioria “que vai praticamente pelada ao carnaval”, na opinião de Jhonatan. O criador não diz considerar ruim ir com pouca roupa ao carnaval, apenas confirma que gosta do destaque que personagem tem multidão.

Uma das foliãs que usou a fantasia de Mestre Ensinador neste carnaval foi a cantora e atriz de voz, Bruna Soares, de Belo Horizonte. Ela e outros dois amigos pegaram seus aventais brancos, seus chapéus verdes de cartolina e foram ser felizes no carnaval.

Bruna no Carnaval de BH (Foto: Reprodução/Instagram)

“Muita gente reconheceu e pediu para tirar foto. Riam muito e me chamaram de ‘me as a baby’ por causa da viralização que rolou na gringa desse personagem. Eu sempre dizia: não, gente! É o Mestre Ensinador, brasileiro, criado por um artesão de Mato Grosso do Sul”, fala. Para quem não conhecia, ela mostrava as do personagem. “E as pessoas amaram e começaram a seguir também”, conta.

Bruna aponta de onde acha que vem todo esse magnetismo por um boneco. “Ele é muito engraçadinho, dei muita risada quando o conheci, principalmente quando músicas dos anos 90 nos vídeos, que eu adoro, era trilha para os vídeos. Acho uma ideia muito enigmática justamente por o criador não mostrar por que ele faz aquilo, isso deixa tudo mais curioso e essa curiosidade nos deixa encantados. E também por ser brasileiro, é uma parada que é nossa”, explica.

Veja um dos vídeos mais virais do gnomo:

@mestreensinador1 Que luz e essa #mestreensinador #foryou ♬ som original – Mestre Ensinador

Encomenda gringa

Ainda sobre o que tem feito neste carnaval, Jhonatan revelou que trabalha em uma encomenda para um cliente americano. Artista plástico, ele diz que os vídeos do gnomo servem para divulgar “o artista em vida” que, no caso, seria ele mesmo. Por isso, uma publicação do Mestre Ensinador vai “apresentar” a nova ao mundo assim que estiver pronta, ainda nesta semana.

Saiba mais sobre Jhonatan e a origem do boneco na entrevista que ele deu ao MidiaMAIS:

Dica para encontrar “o amor da vida”

O criador do Mestre Ensinador pediu para que esta matéria transmitisse seu “obrigado aos fãs pelo carinho, Deus abençoe” e deixasse uma dica para aqueles que casualmente estejam tentando encontrar um par romântico neste carnaval.

“Vocês não vão encontrar o amor da vida no carnaval. Fiquem em casa”, finaliza misteriosamente, sem dar mais detalhes.