Mestre ensinador: descubra quem é o homem por trás do gnomo de MS que dominou o mundo
Ligação espiritual, ser da floresta e por que “Mestre ensinador”: saiba detalhes do místico campo-grandense criador e comandante do boneco viral no planeta
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cabeça de gnomo, corpo de pano e mãos de bonecos: que o fantoche (ou ser místico) “Mestre ensinador” é de Campo Grande todo mundo já sabe. Mas, afinal, quem é Jhonatan Oliveira, o homem de 29 anos por trás do gnomo que está dominando o mundo com vídeos virais no TikTok?
Esta semana, o Jornal Midiamax foi até a casa do artista, no bairro Estrela Dalva, e bateu um papo com o criador do “Mestre ensinador” – nascido e crescido em Campo Grande. Com cabelos cumpridos e jeito simples, o idealizador do boneco que está fazendo o maior sucesso na internet recebeu a reportagem com muita gentileza.
Logo, pedimos para conhecer a estrela do momento: Tibúrcio, nome “de batismo” do fantoche “Mestre ensinador”. Jhonatan então trouxe o gnomo, que nos acompanhou até o final da entrevista.
Por que “Mestre ensinador”?
E a primeira revelação veio logo em seguida, quando perguntamos o que, de fato, significa “Mestre ensinador” e de onde surgiu esse nome, bem como o nome de Tibúrcio? Só que, para o artesão, nada tem uma explicação tão maniqueísta.
“Olhei pra ele e falei: ‘tem cara de Tibúrcio’ e batizei com esse nome. É um mestre. Ele ensina as coisas boas da vida, da natureza. É um ser da floresta, tem os conhecimentos da mãe natureza, como se fosse um ser mágico. Eu meio que deduzi, se é um ser da floresta, ele tem que passar um ensinos, então é um mestre que ensina, mestre ensinador”, explica ao MidiaMAIS.
Artista nato e defensor das artes, o campo-grandense recebe muitos insights inexplicáveis, ideias que simplesmente vêm à cabeça, não necessariamente atreladas a alguma referência. Por isso, com o “Mestre ensinador” não é diferente. Veja um vídeo com mais de 16 milhões de visualizações:
“Mestre ensinador” não tem religião
O fato é que Jhonatan viu sua vida mudar desde que o “Mestre ensinador” viralizou, em meados de novembro. Mais de um mês depois, o hype segue em alta e não dá sinais de esgotamento. No entanto, há controvérsias sobre Tibúrcio, que em alguns provoca medo e em outros desperta simpatia.
“O povo achava que era macumba, feitiçaria… eu nunca mexi com isso. É uma manifestação artística”, garante o artesão, dizendo ainda que não faz parte de nenhuma religião. “Sou cristão, acredito em Deus”, afirma.
Existe uma explicação para o fenômeno do “Mestre ensinador”? Porque um simples fantoche com cabeça de gnomo faz tanto sucesso no mundo? O Jornal Midiamax questionou Jhonatan sobre o que há no boneco para conquistar as pessoas, mas nem ele sabe ao certo a resposta.
“Acredito que as músicas que eu coloco nos vídeos ajudam. É uma arte, uma manifestação artística. E eu também faço como se eu fosse assistir, faço um vídeo que eu gostaria de assistir”, pontua.
“Mestre ensinador” tem ligação espiritual
A cabeça de gnomo que compõe o boneco era de uma estátua da avó de Jhonatan, já falecida há alguns anos. Ele conta que pegou a estátua, retirou a cabeça e deu um novo corpo de pano para facilitar os movimentos.
Em conversa com o Midiamax, a mãe do artista, Neila, de 52 anos, comenta que a avó do artesão era muito apegada ao objeto. “Ela amava esse duende, era apaixonada, como se fosse uma riqueza pra ela. Não tinha ouro que pagasse”, revela.
O criador do “Mestre ensinador” acrescenta dizendo que era muito ligado a avó, que de certa forma é a alma do boneco. Teria então Tibúrcio uma ligação espiritual com a senhora? Quanto a isso, Jhonatan acredita que sim, a avó está dando uma ajudinha de alguma maneira.
Impactos do “Mestre ensinador”
Se o artista campo-grandense teve a vida transformada pelo boneco, os fãs do “Mestre ensinador” também relatam drásticas mudanças. Na web, são inúmeros os comentários de internautas dizendo que mudaram de humor e até saíram da depressão vendo os simples e caseiros vídeos de Jhonatan.
“As pessoas me mandam mensagens falando que estavam numa hora ruim emocional, mas aí diz que viram os vídeos e mudou tudo. Falam pra mim ‘rapaz, esses vídeos melhoraram minha vida’. Esse é o valor da arte, que as vezes tem força pra mudar a alma da pessoa”, reflete.
Por isso, de acordo com o artista, se o “Mestre ensinador” fosse um personagem da ficção, seu poder seria a cura. “É um curandeiro”, pensa ele.
Planos
Como Jhonatan já havia declarado, criou o “Mestre ensinador” com o intuito de ser um chamariz para seu trabalho como pintor – maior paixão e ofício. Segundo ele, desde o início, o fantoche foi pensado para ser uma espécie de viral, que o ajudaria a ficar conhecido por suas obras de arte.
Para o artesão, apesar do sucesso absoluto, do fato de Tibúrcio ter ganhado vida e o fenômeno caminhar sozinho, o principal foco ainda é divulgar seu trabalho com as telas, cujas maiores referências estão no paisagismo, que é o que ele mais gosta de pintar.
Autodidata, Jhonatan começou a colorir telas há mais de 12 anos porque tinha vontade de registrar paisagens com as tintas. Em uma década, ele pintou diversos muros no Estado, quadros variados, e etc. Desse modo, sempre quis reconhecimento na área e afirma ter criado Tibúrcio, o “Mestre ensinador”, para que essa arte fosse valorizada.
Mas, como isso é possível?
É que ele já pensou em tudo e sabe bem como vai fazer a ligação entre o bonequinho viral e seu trabalho de pintor. Por enquanto, está produzindo vários quadros, agora focados na imagem de Tibúrcio, mas que com o tempo devem se expandir para outros desenhos.
Jhonatan também revela que está sendo procurado pelo mundo inteiro para fechar produtos e parcerias com a figura do “Mestre ensinador”, mas nega todos porque o foco está na promoção de suas telas. Ele diz que se organiza para poder iniciar a comercialização legal do “Mestre ensinador” e lamenta o fato de vários lugares do planeta estarem copiando o boneco.
Isso porque as proporções do sucesso estão fora de controle e o mundo todo está se mostrando obcecado com a figura do “Mestre ensinador”, replicada em diversos países e reproduzida em massa na internet. Em pouco tempo após ganhar a web, Tibúrcio já virou fantasia, estampa de roupas, produtos gerais, “pops” artesanais e tudo mais, mas sem a autorização do criador.
Que fenômeno é esse?
Criado em 2020 pelo campo-grandense Jhonatan Oliveira, o boneco Tibúrcio, “Mestre ensinador” nasceu de uma ideia complexa do artista como estratégia para alavancar seu nome como pintor. Depois de três anos de dedicação na internet, especialmente no TikTok, a ideia finamente se materializou.
Os gringos então encontraram um significado inexplicável e criaram uma trend (vídeos que ganham destaque e se tornam uma tenência por serem replicados milhões de vezes no app) também inexplicável com as gravações do fantoche, potencializando ainda mais a repercussão da figura emblemática do “Mestre ensinador”. Confira uma versão brasileira da trend global:
Tibúrcio virou um fenômeno que já segue seus passos de forma orgânica, de maneira que o criador perdeu o controle sobre o boneco. Agora, ele tem a missão de fazer as pessoas saberem de seu trabalho artístico com as tintas, ainda por meio do fantoche.
No entanto, tudo já está esquematizado na cabeça do artista e os fãs do “Mestre ensinador” podem esperar surpresas para os próximos dias.
O que há nesses vídeos? Entenda como o boneco de Campo Grande se tornou um fenômeno e ganhou o mundo:
Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!
Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.
Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.