Iniciando a segunda edição neste sábado (8), o Campão Cultural – Festival de Arte, Cidadania e Diversidade – já está nas ruas de . Num dos “palcos” mais tradicionais de Campo Grande, o Calçadão da Barão ganhou tablado e já é visto por quem passa pela região central. Ali, uma companhia de se prepara para o pontapé inicial no festival que vai fazer a cidade respirar até o próximo dia 15.

Campão Cultural
Artista em aquecimento e reconhecimento de palco | Foto: Graziela Rezende | Midiamax

No Calçadão da Barão, quem já se aquece é o Grupo Expressão de Rua, que faz o reconhecimento do tablado. O espetáculo promete levar a mensagem dos encontros que a rua, enquanto espaço público, proporciona a seus usuários.

“Em algum lugar em cada micromundo, pessoas se reúnem para mover corpos e sonhos. Caminham, se olham, fazem seus corres, dançam, se esquivam, disputam o próximo passo, rebolam, ocupam os lugares e criam os seus movimentos. Juntas e separadas elas gritam por uma que ocupa e festeja a cidade democraticamente”, traz a sinopse da apresentação.

Campão para todos

Ao todo, foram R$ 8 milhões de investimentos com todos os artistas e a estrutura para o evento, que será realizado em Campo Grande entre os dias 8 e 15 de outubro. Para 2022, alguns diferenciais foram destacados, como o fato do Campão não se concentrar apenas na Esplanada Rodoviária e se espalhar pelos bairros de Campo Grande. Conforme a organização, haverá um “Circuito Comunidade” para que as atividades culturais cheguem aos locais mais carentes da Capital.

Um dos focos, conforme divulgado, será o bairro Dom Antônio Barbosa. A organização afirmou ainda que os bairros de periferia são o principal alvo do “Circuito Comunidade”.

A gestora cultural Fransiela Cavalheri, de 44 anos, diz que as apresentações ao longo dos próximos dias farão a Capital de MS “respirar arte com as pessoas tendo acesso às várias apresentações”. Por isso que a organização do Campão proporcionou o circuito, presente em todas as regiões de Campo Grande.

“Estamos levando arte e cultura para vários locais da cidade e para atender a todas as linguagens. Estaremos em todos os extremos com música, teatro, dança, apresentações para o público LGBTQIA+ e também gastronomia”, detalha.

A gestora destaca que é importante estar em diferentes locais e atender diferentes públicos. No dia 12, por exemplo, apresentação do grupo Gatinha Mexerica (MG), na Concha Acústica do Parque das Nações, contará com acessibilidade para pessoas com deficiência.

“Tudo isso que está acontecendo traz um ar novo para a cidade. Não temos expectativa de público, mas estaremos em lugares diferentes e esperamos muita gente para nos prestigiar”, finaliza.

Campão tem shows nacionais com pérolas regionais

A partir da noite deste sábado (8), o Festival Campão Cultural traz com atrações nacionais de peso, com participação de artistas regionais, as pratas da casa. Hoje, no palco montado na Esplanada Ferroviária (Avenida Calógeras, 5045 – Centro), Top Samba e Péricles abrem a primeira noite de espetáculos musicais, a partir das 20h30.

Amanhã, Pitty e Nando Reis são atrações, enquanto Silva e Olodum animam a véspera de feriado (10). Na terça-feira (11), a cantora Roberta se apresenta para o público. Já na quinta-feira (13), é a vez de Ludmilla e MC Tha subirem ao palco. Na sexta (14), campo-grandenses podem esperar Supercombo, Drik Barbosa, MV Bill e Rashid. A programação se encerra no sábado (15), com show de Marina Peralta, Baiana System, KL Jay e Thaíde.

Quer conferir a programação completa do Campão Cultural? Clique AQUI!

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok