A FCMS (Fundação de de Mato Grosso do Sul) abriu, nesta quinta-feira (12), inscrições para artesões e entidades representativas para participar da 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato, que acontecerá de 6 a 17 de julho, no pavilhão do Centro de Convenções de Olinda, em .

O objetivo será apresentar a cultura e arte representativa do Estado, em uma espaço coletivo de 36m². Durante o evento para divulgação e comercialização de produtos artesanais. Após dois anos de restrições de eventos por conta da pandemia, o objetivo é fomentar o comércio da categoria em amostras e exposições.

“A Fenearte é considerada a feira nacional mais importante do ano, a maior feira do artesanato da América Latina que acontece anualmente em julho e que o ano passado devido a pandemia aconteceu em dezembro, os artesãos já produzem na expectativa da Fenearte, aguardamos muitas inscrições esse ano, devido esse retorno da economia”, disse a gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain

Serão apenas seis vagas disponíveis, sendo duas para artesões individuais ou MEI, quatro para entidades representativas, sem fins lucrativos. Poderão participar da seleção artesãos que estejam cadastrados no SICAB (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro), com dentro do prazo de validade e tenham disponibilidade e condições físicas para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento.

Os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens, traslados, hospedagem e alimentação durante todo o evento. Ficará sob a responsabilidade da FCMS transportar as peças de artesanato de Campo Grande/MS a Olinda/PE e de Olinda/PE para Campo Grande/MS desde que devidamente acondicionadas.

As inscrições serão realizadas no período de 15 dias, pelos Correios, via SEDEX, com aviso de recebimento (A.R.). Devem conter a ficha de inscrição e os documentos exigidos em envelope individual lacrado e externamente identificado com as especificações abaixo, sob de desclassificação:

  • Remetente: Nome completo do interessado
  • Destinatário: Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul
  • 22ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato – FENEARTE
  • AV: Fernando Correa da Costa, 559, Centro,
  • CEP: 79002-820, Campo Grande-MS.

A seleção será realizada por uma Comissão Especial de Seleção, formada por três ou mais integrantes titulares, sempre em número ímpar, podendo ser servidores públicos ou não, de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da matéria em exame, nomeada pelo Diretor-Presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, e que terá atribuição de avaliar as fotos dos produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados, de acordo com os critérios que serão justificados de acordo com a pontuação atribuída pelos membros da Comissão Especial de Seleção

No dia 3 de junho, a fundação deve divulgar, no site oficial, a lista provisória dos selecionados, com prazo de cinco dias para recurso. Só então, no dia 15, a lista definitiva dos classificados e chamados para o evento.

Para tirar dúvidas sobre o edital, ligar para a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: (67) 3316-9107.