Conheça as marcas regionais participantes da 1ª Semana de Moda Autoral de MS

Evento pretende entrar para o calendário cultural do Estado e contará com desfiles de coleções de 11 marcas autorais de MS. Conheça cada uma delas abaixo

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Coleção Frida Lídia Khalo
Coleção Frida Lídia Khalo, de Anderson Bosh (Foto: Vaca Azul)

Apaixonados pelo setor têxtil podem comemorar, visto que a 1ª Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul começou na última segunda-feira (17) e já reúne programação repleta de atividades voltadas ao segmento. Criado pelo Colegiado de Moda, evento busca movimentar o setor e propagar os trabalhos dos criativos que atuam nesse mercado.

O Estado tem um leque de inspirações para a confecção de uma moda original: do Pantanal às culturas indígenas, os elementos que podem ser aplicados à moda contemporânea são múltiplos e autênticos. Segundo os organizadores, o fato de MS ainda não ser um polo de produção industrial de roupas e acessórios – igualmente outras capitais – oportunizou que os profissionais criassem uma moda autoral com muita personalidade. De peças exclusivas que vagam pelo Slow Fashion, trata-se de um mercado mais consciente de seu impacto na sociedade.

Evento pretende entrar para o calendário cultural do Estado e contará com desfiles de coleções de 11 marcas autorais de MS. Conheça cada uma delas abaixo, sendo que muitas já apareceram anteriormente aqui no MidiaMAIS.

Why Not by Gugliatto

A coleção cápsula de Luiz Gugliatto traz um conceito de liberdade e responsabilidade pelo meio ambiente com peças jeans confeccionadas por meio do upcycling [técnica que reutiliza produtos para criar novos]

“A coleção foi desenvolvida através do reuso de peças jeans, retalhos de marcas famosas e até toalhas de renda que provavelmente seriam descartadas”, afirma o criativo.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Kaori Confecções

Marca regional especializada em kimonos. Foi criada em 2020 e, a partir do ano passado, houve a necessidade de reinventar o trabalho partindo das tendências de mercado.

“Recriamos os kimonos, agora com um novo conceito, bem mais versátil, novas cores, novas estampas, podendo ser usado desde uma saída de praia, terceira peça ou uma blusa”.

Roupavel

A marca Roupavel foi inaugurada em 2015 com a proposta de ser um espaço acolhedor e intimista que aproxima consumidores de peças sustentáveis com a produção artesanal de roupas femininas.

Já produziu mais de 5 coleções e todas elas foram elaboradas no formato slow fashion, ou seja, peças únicas exclusivas e de poucas quantidades. A maior prioridade é causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

Emília Leal Arte Nativa

A Coleção Iporã – Rio e Praia traz criações originais tanto nos modelo das peças quanto ao material inusitado para beach wear, com acabamento em crochê e lycra, ajustando o couro à anatomia de cada formato de seio. A beleza das pinturas feitas manualmente, o reaproveitamento de resíduos de couro e a exclusividade das peças agregam sentido e valor artístico ao consumo sustentável.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Bocaiuva Moda Inclusiva

A marca tem como pilares sustentabilidade e inclusão. A coleção “Um Olhar para o Cerrado” reflete a visão dos criadores sobre o cerrado sul-mato-grossense. Roupas oferecem funcionalidade, vestibilidade e ergonomia.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Release FNK

A marca reúne dois universos: a dança e a moda. Assim, são vestimentas que prezam o movimento sem abandonar a versatilidade para as mais diferentes ocasiões.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Touché

É uma marca vinculada às novas formas de produção e difusão da Economia Criativa brasileira, que aposta no design para a criação de suas modelagens e estampas, fortalece as economias locais, com um produto nacional, mas que se comunica com o mundo porque valoriza a vanguarda e a urbanidade.

Preza por temas ligados às artes, música, cultura brasileira e suas matizes.

Fabio Mauricio

F.M é a marca do designer Fabio Mauricio criada em 2004. São roupas exclusivas, únicas que seguem o conceito upcycling. É maioritariamente feminina com inspiração de décadas passadas, como anos 70 e 80 e na cultura popular brasileira.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Lauren Cury

A coleção Estampe-se traz estampas exclusivas criadas pela artista e também por parceiros locais. As estampas feitas por meio da técnica da sublimação são aplicas nas peças através de colagem, criando uma espécie de lambe-lambe em roupas. Algumas peças ainda levam outras técnicas de customização, como aplicações, costuras, pinturas, etc.

Anderson Bosh Casa de Criações

Anderson Bosh é uma marca de moda autoral, Casa de Criações, espaço destinado à análise, experimentações, desenvolvimento técnico e de criações de moda, artes visuais, figurinos, cenários, adereços, literatura, maquiagem, teatro, circo, dança e perucaria. Frida Lídia Khalo é uma coleção que homenageia e une a genialidade das artistas visuais Frida Khalo e Lídia Baís e as loucuras de Anderson Bosh no conceito slow fashion agênero.

Conheça mais sobre o trabalho neste link.

Lidyllo

Criada em 2017, LidyLo é uma marca especializada em moda feminina que mistura referências de época a uma estética urbana, visual e contemporânea, criando uma roupa que reflete a mulher antenada com seu tempo, autônoma, poderosa, dona de si, que preza por elegância através de cortes e modelagens clássicas.

Importância da Semana de Moda

Para os participantes, a Semana de Moda é uma importante iniciativa para incentivar e fomentar a produção autoral em Mato Grosso do Sul, especialmente para viabilizá-la em âmbito nacional para atrair novos negócios.

“A visibilidade das marcas trará novos nomes, como já tem trazido, para nosso movimento. Quando começamos, por vota de junho de 2020, éramos oito criadores ativos, hoje já somos mais de 20. Essa troca tem sido muito positiva e válida, pois assim alcançamos novos colegas que estavam parados e voltaram para o mercado, como também temos buscado incentivar novos talentos do Estado”, explica Nair Gavilan Carvalho, uma das coordenadoras do evento.

Programação

  • Quarta-feira (19)

A partir deste dia toda a programação acontece no Armazém Cultural, localizado na Avenida Calógeras, 3065, em frente à Feira Central.

16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)

18h40
Espetáculo Cortejo “O encontro de Corina e Genésio” com Grupo UBU

19 horas
Receptivo com a banda Blueasy

19h30
Desfiles das marcas: Anderson Bosh Casa de Criações, Why Not by Luiz Gugliato, FM – Fábio Maurício e Touché

  • Quinta-feira (20)

15 horas
Roda de conversa “Moda e Varejo”, com Valéria Arruda

16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)

18 horas
Palestra “Desafios na Construção de uma Moda Sustentável”, com Régis Pumppim (DF)

18h30
Receptivo artístico com o cantor Chicão Castro

19h30
Desfiles das marcas: Roupavel, Kaori Confecções, Emilia Leal Arte Nativa e Colab Terena Kadiwéu – Moda Indígena

  • Sexta-feira (21)

15 horas
Roda de conversa “Assinando a Beleza de Moda”, com Ernesto Campagna

16 horas
Oficina “Linguagem da Fotografia de Moda”, com Diego Ares (SP)

18 horas
Palestra “Moda & Capitalismo Social: Aonde Está o Dinheiro!?”, com Mell Tamaciro

18h30
Receptivo artístico com o músico Begèt de Lucena

19h30
Desfiles das marcas: FNK, Lauren Cury, Lidyloo e Bocaiuva Moda Inclusiva

  • Sábado (22)

15 horas
Roda de conversa “Relatoria e Perspectivas”, com a Comissão Gestora do Movimento de Moda e Design de MS

18 horas
Palestra “Reconfigurações Imagéticas”, com Vicenta Perrota (SP)

18h30
Receptivo artístico com o músico DoValle

19h30
Palestra “História que Inspira”, com Solange Brum – O Boticário (MS)

20 horas
Desfile exclusivo Ótica e Joalheria Inel Classic


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