Número de separações dá salto na pandemia e padre revela que orações para problemas conjugais triplicaram

Quais os segredos para um casamento de sucesso na pandemia?

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante o primeiro ano de pandemia, a convivência familiar foi intensa. O período de isolamento e de ficar em casa estreitou os laços familiares, mas também trouxe à tona inúmeras divergências.

O medo da Covid-19, o receio de perder a renda e a saúde mental abalada, aumentaram a sensibilidade e irritabilidade das pessoas. As relações conjugais, que já estavam fragilizadas anteriormente, se despedaçaram de vez. O número de separações saltou de 4.661 para 7.213, ou seja, um crescimento de 54%, segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil, de setembro de 2020.

Conhecido por não ter medo de debater temas polêmicos, o padre Reginaldo Manzotti, conta que, desde o início da pandemia, o número de pessoas que o procura para pedir orientações sobre problemas conjugais triplicou. De todos os cantos do país e também do exterior. “Nesta pandemia, o que estava trincado, se quebrou. As rachaduras que existiam no matrimônio evidenciaram a fragilidade das relações”, diz o sacerdote.

Infelizmente, a rotina se tornou muito cansativa para todos. Aliar o trabalho, o casamento, os filhos e a divisão de tarefas domésticas tem sido o grande desafio desse “novo normal”. “A vida a dois no contexto da pandemia suscita muitos questionamentos e exige uma tomada de atitude que requer, antes de tudo, reavaliação e readaptação à nova realidade, culminando em uma decisão de mudança e reconciliação. Para isso, temos de aprender a perdoar e a ter paciência com os erros alheios”, explica o padre.

Além disso, o sacerdote garante que ninguém está isento em viver um desgaste familiar. “Toda família, ademais, enfrenta desacordos. Desconheço um casal que nunca teve conflitos. Tudo é questão de saber administrá-los e de não deixar acumular sentimentos tóxicos, como raiva, mágoa e amargura”.

Conteúdos relacionados

facebook-instagram-processo
2024 google pesquisas