Projeto de escola municipal leva livros e gibis a alunos para incentivar leitura na pandemia
Manter os hábitos de leitura em dia é um dos principais objetivos dos mestres, principalmente quando se tratam de crianças em aprendizado
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As aulas remotas são um desafio tanto para os pais quanto para os professores. Manter os hábitos de leitura em dia é um dos principais objetivos dos mestres, principalmente quando se tratam de crianças em fase de aprendizado. A Escola Municipal Kamé Adania criou o projeto “Ler…Imaginar…Se Aventurar…” com sacolas de livros e gibis entregues para os alunos durante a pandemia.
O projeto de leitura tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes. Não se trata apenas de seu desenvolvimento intelectual, mas também do físico, do cuidado com sua saúde.
“A escola sempre desenvolveu um projeto de leitura com os alunos chamado de ‘sacola mágica’. Esta sacola fazia um rodízio entre os alunos da sala, e toda semana era um livro diferente e com atividades sobre esta leitura e depois exposto para a sala para contemplar o conhecimento”, conta a professora de artes Gislaine Santos.
Mudanças necessárias
Devido ao momento de pandemia do coronavírus foi oferecida para cada aluno de forma individualizada uma sacola contendo diferentes gêneros textuais. Além, foi encaminhada uma ficha junto ao caderno de atividades complementares domiciliares para ser respondida após a leitura.
“Este ano devido a pandemia e novos contextos a serem assimilados por todos nós pensamos em como continuar este projeto que sempre trouxe muitos resultados para escola então neste momento junto a direção coordenação professores surgiu a ideia de fazer isso com os alunos em casa”.
Com a grande quantidade de alunos, quase 150 estudantes de 7 a 11 anos, foi necessária uma campanha de arrecadação de livros para que todas sacolas tivesses pelo menos uma produção para leitura em casa. Graças a doações, os professores fizeram a entrega de forma organizada e sem aglomerar.
Retorno ideológico
Para saber se a leitura estava sendo feita, a escola também aderiu a desafios para as crianças serem estimuladas nas atividades. Os professores lançam desafios de tempo, ou quem será os primeiros a responder nos grupos de Whatsapp, e as crianças começaram a aceitar a ideia e mandaram os vídeos como resposta.
“O que eu observo como professora de Arte é que estimular a leitura neste momento e de forma desvinculada das obrigações escolares traz muitos benefícios e ao mesmo tempo, estimula aprendizados importantes que terão influência no desempenho escolar. Para mim, esta atividade ainda reforça ou até aumenta os laços afetivos entre a criança e a família”, conta a professora.
Segundo a escola, estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional. Por isso, os professores começaram mais uma campanha de arrecadação para a continuidade do projeto no mês de setembro. Para doar, basta entrar em contato pela página do Instagram @emkameadania ou pelo telefone (67) 2020-4058.
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