Em comemoração ao Dia do , celebrado nesta quinta-feira (23), a CBL (Câmara Brasileira do Livro) vai transmitir através das conversas com três grandes nomes da literatura brasileira: Conceição Evaristo, Mauricio de Sousa e Luiz Felipe Pondé.

O pontapé inicial será às 11h, no Instagram, com a conselheira do Prêmio Jabuti. Mariana Mendes conversa com Conceição Evaristo, homenageada pelo prêmio em 2019. Já às 16h no Facebook, Taty Leite, do Vá Ler um Livro, faz um bate-papo com Mauricio de Sousa e Luiz Felipe Pondé.

O criador da “Turma da Mônica” e o filósofo discutem como o Pedrinho do século 21 vai à caçada e se isso é politicamente correto. Pedrinho é o personagem de um dos livros mais polêmicos de Monteiro Lobato, Caçadas de Pedrinho, que foi adaptado por Mauricio de Sousa e Regina Zilberman.

Dia Mundial do Livro é comemorado com live em dose tripla

O livro

Segundo o Estadão Conteúdo, desde que foi publicado originalmente em 1933, Caçadas de Pedrinho tem sido evitado pelas editoras desde a entrada da obra de Monteiro Lobato em domínio público, no ano passado, pela questão ambiental (a caçada) e pela expressão do de Emília. Na versão que chegou às livrarias em março, tudo isso é suavizado.