Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Para evitar trotes pesados, acolhida vira tradição e ‘Super Mario’ saúda calouros

Acolhida UCDB chega à 3ª edição
Arquivo -

Acolhida  chega à 3ª edição

Para evitar trotes pesados, acolhida vira tradição e 'Super Mario' saúda calouros

A acolhida alcança seu terceiro anos e já virou tradição, caiu no gosto dos estudantes e até dos professores, que também entram na brincadeira. Fantasiados, a ideia é promover a interação entre quem acabou de chegar e quem já conhece bem a ‘casa’ – incluindo aí gente que está na universidade desde a década de 1980.

Basicamente, todo mundo é convidado a vestir a camisa da acolhida – literalmente, como fez o reitor da universidade, padre Ricardo Carlos. “O objetivo é realmente integrar calouros, veteranos e a comunidade acadêmica no geral, como professores, pró-reitorias e os estabelecimentos comerciais da região. Fizemos acordos com os restaurantes e bares, por exemplo, para que eles não abrissem excepcionalmente hoje. E os que abrirem, não venderão bebidas alcoólicas”, explica o reitor.

Professores e funcionários literalmente vestem a camisa da acolhida (Cleber Gellio/Midiamax)

Todo esse cuidado é para evitar que trotes considerados violentos voltem a acontecer, como já ocorreu há alguns anos. “Nosso objetivo é justamente evitar que esses episódios aconteçam. Tanto é que recorremos à acolhida com uma linguagem que se comunique ao jovem que acaba de ingressar. Desde outubro estamos discutindo o tema e Mario foi a escolha para 2018”, detalha o reitor.

Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos (Cleber Gellio/Midiamax)

De sala em sala, professores da UCDB devidamente fantasiados visitavam os calouros, convidando-os para o evento de recepção, que contou com estandes e animação da bateria das atléticas e até shows locais.

“Existem algumas regrinhas para não dar game over e muitas fases para serem passadas. O chefão se chama TCC e sempre tem uma nova vida para aproveitar depois da universidade”, brinca, encarnando a personagem, a professora doutora Dolores Coutinho, que ensina no curso direito, da graduação ao doutorado em desenvolvimento local.

“É muito importante a gente falar a linguagem do jovem, para que desde o primeiro dia ele sinta que esse espaço é dele, já que muitos cursos, por exemplo, funcionam em tempo integral e o aluno passa o dia aqui”, completa a docente.

Calouros e veteranos

Às 9h da manhã, quando ocorreu o intervalo, integrantes da bateria da Atlética do curso de direito convocaram os novatos a ocuparem os corredores do campus, onde outras agremiações e shows iam acontecer. “Teve acolhida quando eu entrei na faculdade e isso ajudou a quebrar o gelo e a conhecer gente nova. Já no primeiro ano entrei na atlética, foi bom para eu não me sentir perdido”, comenta o estudante de engenharia civil Leonardo Velasquez, de 18 anos.

Bateria de atlética 'convocou' estudantes para a acolhida (Cleber Gellio/Midiamax)

Caloura do curso de psicologia, Amanda Moraes, de 17 anos, elogiou a iniciativa. “Eu adoro Mario, até hoje ainda jogo. Acho muito bacana logo no primeiro dia ver que o ambiente é legal. O pessoal falava de trote em universidade e a gente ficava meio assustada, mas aqui ta de boa”, comentou a estudante.

O estudante de psicologia Renato Orrico, de 26 anos, que também é o presidente da Liga das Atléticas da UCDB, também destacou a integração oferecida pela universidade. “É muito bom quando essa articulação acontece. Além de querer receber bem, a gente quer levar o nome da universidade e valores que a gente aprende aqui, como o respeito e a solidariedade. É uma articulação bacana, pois como os bares não vão abrir ou não vão vender bebida, a gnete tem uma garantia de que vai ser uma acolhida saudável, sem violência ou excessos”, conclui o estudante.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Mais 75 famílias recebem títulos de terreno para regularização de ocupações em Dourados

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

Últimas Notícias

Famosos

Casado, Luan Santana é detonado após ‘abocanhar’ calcinha de fã: ‘Vergonha’

Luan Santana deu o que falar ao tentar comer a calcinha de uma fã durante um show; momento viralizou e dividiu opiniões na web

Polícia

Presos suspeitos de furtar duas caminhonetes em Maracaju

Um dos autores foi preso um mês depois por tráfico

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar em MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos