Artistas de Mato Grosso do Sul reclamam de atraso de quase dois meses no pagamento do cachê do Festival América do Sul Pantanal, realizado em Corumbá, de 24 a 27 de maio deste ano. A Fundação de Cultura do Estado promete que os depósitos serão feitos nesta quarta-feira (11).

Como a ordem de pagamento foi publicada em junho, no Diário Oficial, e até agora os artistas regionais não viram a cor do dinheiro, o medo é de que o cachê demore ainda mais para sair. “Acredito que os artistas nacionais foram pagos certinho. Isso é muita falta atenção com os artistas locais. A gente tem gasto com documentação, ensaios, fazemos compromissos contando com o dinheiro”, desabafa o instrumentista Marcos Assunção, um dos artistas que tocou no festival e ainda não recebeu.

Os artistas regionais que participaram do Festival América do Sul Pantanal em 2018 foram selecionados por edital e os cachês variam de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

“No edital não fala a data do pagamento, mas o correto é ser pago em no máximo 15 dias após o evento. Falei com alguns amigos que também não receberam, então, acredito que todos estejam com esse problema. Se tem o dinheiro do Festival, porque não pagou?”, questiona Marcos. O instrumentista disse que a Fundação de Cultura entrou em contato com ele nesta terça-feira (10), prometendo pagar os cachês amanhã.

Segundo o secretário de Cultura de MS, Athayde Nery, outros encaminhamentos da Fundação de Cultura atropelaram as ordens de pagamentos, porém, ele reforça que os cachês serão pagos nesta quarta-feira (11).

“Priorização dos salários, convênios, o Festival de Bonito, cada dia aparece um encaminhamento novo. Peço desculpas a todos os artistas, e amanhã vamos solucionar tudo isso”, diz Athayde.


Fale MAIS!

O que você gostaria de ver no MidiaMAIS?
Envie sua sugestão para o e-mail [email protected], ou pelos telefones 67 99965-7898/3312-7422.

E SIGA a gente no INSTAGRAM @midia_mais_