MidiaMAIS traz mais uma lista de e arquitetura

Enquanto a realização do sonho da casa própria não chega para todos, é sempre uma certeza que, em algum momento da vida, vamos morar em uma casa alugada. “A casa alugada já vem com a sua própria história. As escolhas arquitetônicas foram feitas todas com base no gosto da pessoa que construiu a casa. Casas antigas principalmente têm essa característica”, explica a designer de interiores Fernanda Adiles. 

Por isso, segundo a profissional, várias atitudes devem ser tomadas para deixar a casa com o jeitinho do novo morador. “Algumas casas vêm com alguns impedimentos de pequenas reformas, e o próprio inquilino pensa: ‘será que devo gastar com a reforma de um imóvel que não é meu?', e acredito que gastar com reforma não seja a melhor solução. Invista em apostas de decoração que podem melhorar o ambiente, disfarçar imperfeições da casa e que sejam simples e acessíveis para você”, indica. Com base nisso, ela nos dá 8 dicas imperdíveis para quem deseja decorar um apartamento alugado. Confira mais uma lista do MidiaMAIS. 

1. Aposte nos tapetes e almofadas

Muitas vezes a casa é linda, maravilhosa mas o piso… não é tão bom assim. Pode estar desgastado com o tempo e é o recordista de reclamações em casas antigas, por serem antigos, riscados, trincados ou danificados. Uma sugestão é usar tapetes para cobrir o que não agrada, e esses tapetes podem ser utilizados normalmente depois. As almofadas dão uma alegrada em camas e sofás. 

 

Tapetes podem ser solução para piso incômodo / Foto: Casa Abril/Divulgação

 

2. Tinta ou papel de parede 

Pintar uma parede não é algo difícil, e os imóveis alugados permitem isso, já que quando a pessoa sai da casa, ela precisa pintar novamente tudo de novo. Existem milhares de opções de cores e tintas de fácil aplicação. No caso do papel de parede, será um custo mais alto pois o produto é mais caro, mas o efeito final é extremamente bacana, já que permite estampas e texturas. Os dois processos exigem que a parede esteja limpa e bem nivelada. 

3. Adesivos de azulejos

Mais um problema de casa antiga: azulejo “cafona” ou encardido/danificado pelo tempo. A solução para um azulejo que não agrada é muito simples: adesivos de vinil. A aplicação é simples e você mesmo pode fazer. É possível ainda apostar em estampas divertidas com toque retrô e de aspecto moderno. Renovar o rejunte com tinta epóxi também pode ser uma solução. 

 

Adesivo pode ser solução para azulejos danificados / Foto: Viajando no Meu Apê/Divulgação

 

4. Móveis de tamanho padrão

Gastar com móveis planejados ou sob medida definitivamente não é um bom negócio para casas alugadas, já que depois podem não se adequar ao tamanho da futura casa ou requerer peças complementares para tornar possível essa adaptação, o que significa mais gastos. Aposte em mobiliário com medida padrão. Se o apartamento ou casa atual for muito grande, pense com cuidado na hora de comprar um grande sofá ou com medidas fora do padrão. Avalie se, no futuro, continuará num imóvel grande ou o sofá grande de hoje virará um problema amanhã. 

5. Tenha personalidade

A casa pode ser alugada, mas pode muito bem ter a cara do morador com itens decorativos, estampados e objetos diferenciados. Um móvel garimpado da casa da avó, um porta-retrato comprado em uma viagem, pôsteres de filmes favoritos, um vaso mais diferente e bonito… Decoração precisa ser algo que também conta a história de quem ali mora, mesmo que seja temporário. 

 

Quadros e pôsteres podem colaborar com decoração mais personificada / Foto: Divulgação

 

6. Iluminação

A iluminação, caso não possa ser trocada, deve focar em formas alternativas e que não dependam diretamente da fiação elétrica, que em algumas casas antigas pode ser um problema. Algumas opções que assim surgem são os abajures e luminárias de mesa ou de maior porte. Uma solução criativa para a iluminação é deixar os cabos das luminárias e lâmpadas à mostra, mas de forma que colabore com a decoração do apartamento.

7. Pisos vinílicos

O piso da casa é muito, muito danificado, feio ou descuidado, e você até conseguiu um bom desconto no valor do aluguel em razão disso? Não se preocupe, já que a solução é simples. Uma opção prática e que solucionará sua demanda são os pisos vinílicos. Algumas de suas vantagens são: resistência à água, são hipoalergênicos, antichamas, isolantes acústicos e podem ser aplicados reaproveitando os pisos já existentes. Além disso, há uma grande variedade de cores, texturas, espessuras e padronagens. A instalação leva até três dias e o espaço pode ser ocupado na hora. 

 

Piso é de fácil aplicação e remoção / Foto: Casa Abril/Divulgação

 

8. Plantas para trazer frescor

Plantas são sempre bem-vindas na decoração. Conferem tranquilidade e frescor, além de emprestar aos ambientes a beleza das cores e dos formatos de suas folhas e flores. Na hora de escolher um exemplar, pesquise se consegue sobreviver nas condições que oferece (temperatura e luminosidade). E não se esqueça de que pede cuidados de manutenção, como regar com a frequência ideal.

Fale com o MAIS!

O que você gostaria de ler no MidiaMAIS? Envie um e-mail pra gente com a sua sugestão para [email protected].