Relator do mensalão começa sua conclusão do voto sobre compra de apoio parlamentar
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou na tarde de hoje (20) o voto sobre as acusações de compra de apoio parlamentar entre 2003 e 2004, que constam do processo do mensalão. Ele concluirá agora o voto sobre os réus do PTB, que já foram condenados ontem (19), pelo relator, por corrupção […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), retomou na tarde de hoje (20) o voto sobre as acusações de compra de apoio parlamentar entre 2003 e 2004, que constam do processo do mensalão. Ele concluirá agora o voto sobre os réus do PTB, que já foram condenados ontem (19), pelo relator, por corrupção passiva.
Agora, Barbosa analisará a conduta dos mesmos réus – Roberto Jefferson, Emerson Palmieri e Romeu Queiroz – sobre o crime de lavagem de dinheiro. Em seguida, ele falará sobre a situação do único réu filiado ao PMDB na época dos fatos, José Rodrigues Borba, que também responde por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Nesta fase do julgamento, em que se analisa o Capítulo 6, o relator entendeu que os réus ligados ao PP e ao PL (atual PR) são culpados por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, com variações de crime, de réu para réu. O ministro optou por não proclamar os resultados parciais ao longo do voto e, por isso, as condenações ainda não podem ser contabilizadas oficialmente.
O único acusado absolvido por Barbosa no capítulo atual é Antonio Lamas, ex-assessor do PL. O pedido de inocência já havia sido feito pelo Ministério Público Federal (MPF), nas alegações finais do processo, por falta de provas.
Assim que acabar o voto sobre os crimes de corrupção passiva e crimes correlatos, Barbosa abrirá a votação para os demais ministros votarem sobre a situação dos partidos da base aliada. Ontem, o relator optou por subdividir o capítulo atual, deixando para depois a análise dos crimes de corrupção ativa imputado a dez réus ligados ao PT e ao grupo de Marcos Valério.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
Últimas Notícias
Vítima fatal de acidente em Dourados teve cartão de crédito usado após morte
Caso é investigado pela Polícia Civil depois de denúncia de familiares
Música inéditas de Michael Jackson são encontradas em depósito abandonado
Ex-policia encontrou 12 canções inéditas de Michael Jackson gravadas em fita e esquecidas em um depósito abandonado; saiba detalhes
Mulher denuncia colega de trabalho por mostrar órgão genital em fazenda de Rio Brilhante
Ela procurou a delegacia onde registrou boletim de ocorrência e solicitou medida protetiva. O caso foi registrado como importunação sexual, e segue em investigação.
‘Legado inesquecível’: políticos lamentam latrocínio contra professor universitário de Campo Grande
Ex-superintendente de cultura, Roberto Figueiredo foi encontrado morto em casa na madrugada desta sexta-feira (12)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.