Indústria do Estado fecha 1º semestre com otimismo elevado
A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 continua elevada com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, aquisição de matérias-primas, exportações e contratações de funcionários, segundo Sondagem Industrial realizada em junho pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 continua elevada com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, aquisição de matérias-primas, exportações e contratações de funcionários, segundo Sondagem Industrial realizada em junho pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado. As melhores expectativas dos industriais sul-mato-grossenses foram registradas nas vendas externas com o indicador alcançando a marca de 65,3 pontos.
Comportamentos similares foram verificados quanto à demanda dos seus produtos, com 61,8 pontos, à compra de matérias-primas, com 55,4 pontos, e ao número de empregados a serem contratadores, com 54,8 pontos – lembrando que indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses. “Nos quatro casos, os indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses (julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro)”, traz análise do Radar da Fiems.
Segundo análise da Sondagem Industrial, o encerramento do segundo trimestre de 2011 foi marcado pela elevação da produção industrial, sendo que, no mesmo intervalo, o nível de utilização da capacidade instalada se mostrou adequado, comparativamente ao que é tido como usual para o período.
Adicionalmente, a situação financeira geral da empresa foi avaliada como satisfatória, com comportamento semelhante observado em relação à margem de lucro operacional. Somado a isso, a avaliação das expectativas indicou que o empresário industrial sul-mato-grossense segue otimista com relação às previsões para a demanda, contratações, compras de matérias-primas e quantidade exportada, para os próximos seis meses a partir de junho.
ICEI
Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou em julho o equivalente 58,3 pontos, sendo que valores acima de 50 indicam empresários confiantes. O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 52,3, 59,6 e 66,3 pontos, respectivamente.
Para os próximos seis meses, 52% dos respondentes mostram-se confiantes em relação à economia brasileira, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, os que disseram estar confiantes alcançou a marca de 48%. Por fim, com relação ao desempenho da própria empresa, considerando os próximos seis meses, 60% dos respondentes mostraram-se confiantes, enquanto 28%, 32% e 16% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Moraes proíbe acesso aos prontuários de mulheres que realizaram aborto
A decisão foi motivada por notícias publicadas pela imprensa sobre solicitações de acesso
Polícia é acionada em casa com cães abandonados e filhote morto no Noroeste
Cães muito magros sem comida, além de um filhote morto
Banco Central aprova pagamento de boletos por Pix
O Banco Central aprovou nesta quinta resolução que moderniza o tradicional boleto
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.