Acontece nesta terça-feira (8), na sede da CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de ), o tradicional feirão de emprego. Entre os moradores que buscam uma vaga no mercado de trabalho estava um e uma que estão desempregados há meses, grupo que enfrenta preconceito pela condição na hora da contratação.

Pedro Oliveira perdeu o emprego depois de 10 anos na contabilidade de revenda de carros. Ele está há seis meses na lida de encontrar uma vaga compatível à experiência. Geralmente, encontra com mais facilidade cargos de registro informal, pois com carteira assinada diz que empresas preferem candidatos mais novos.

Com palestras de capacitação e cadastro no banco de dados da (Fundação Social do Trabalho), Pedro aproveitou o momento para assistir, já que sente dificuldade na atualização da nova geração empregatícia. “Mudou muita coisa, muitas leis”.

palestra
Feirão oferece palestras sobre o mercado de trabalho (Foto: Henrique Arakaki)

Com um bebê de um ano, Franciele Vieira, de 26 anos, concilia a maternidade, a faculdade e as tentativas frustradas de entrevistas. Ela se forma neste ano em contabilidade, procura emprego desde agosto na área, mas acredita que por ter um filho pequeno, as chances da contratação são reduzidas.

“[Empresas] acham que uma mãe pode ser ausente. Fiz uma entrevista nesse tempo e não deu certo. Minha prima tem um filho maior e conseguiu um emprego na mesma área. Comecei a trabalhar com 17 anos, naquela época era mais fácil, antes da maternidade”, desabafa.

Fim de ano e Copa movimentam contratações

Todo fim de ano, as contratações temporárias movimentam o comércio da Capital, mas para Adelaido Vila, presidente da CDL, este ano os jogos da Copa do Mundo prometem elevar ainda mais os índices.

“Este ano será diferente. O varejo emprega 70% da mão de obra de Campo Grande. Nosso objetivo é unir o empresário que precisa do trabalhador e o trabalhador que precisa de emprego. A ação de hoje é permanente, em parceria com a Funsat, para oferecer uma qualificação. As pessoas podem continuar deixando currículos aqui e na Funsat também”.

Paulo da Silva, presidente Funsat, pontua que cerca de 500 vagas são ofertadas diariamente, além de cursos profissionalizantes. A fundação tem parceria com diversas empresas grandes. Nos processos seletivos, o tempo de contratação varia, algumas vagas são para contratação imediata e outras para carta de encaminhamento.

O evento é realizado das 8h às 11h, na sede da CDL, na Rua Antônio Corrêa, 417 – Monte Líbano. A fundação abriu inscrições para o curso presencial “Gerenciando meu comportamento profissional”, com turmas para o período matutino e vespertino. Clique aqui para saber mais.