Nos últimos 4 anos, MS teve aumento de 81% nas multas aplicadas em quem dirigia com pneus carecas

Pneus carecas podem ter sido motivo de acidentes com mortes em MS nesta semana

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
pneu careca
Andar com pneu careca é multa grave (Foto: Reprodução/ Freepik)

Aquaplanagem, derrapagem ou instabilidade ao dirigir podem resultar em acidentes fatais nas ruas e rodovias e têm um fator em comum que é determinante para as situações: os pneus carecas.

Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 81% nas multas aplicadas em motoristas que dirigiam ou pilotavam com pneus carecas, nos últimos quatro anos. Conforme dados do Detran-MS (Departamento de Trânsito de MS), o número de aplicações saiu de 1,5 mil em 2019 para 2,8 mil em 2022.

Um pneu careca perde as características originais e não tem o atrito da borracha com o solo, que é fundamental para a segurança. De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir com pneu careca é infração grave, passível de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além da retenção do veículo ao Pátio do Detran.

pneu careca
Fonte: Detran-MS

Além disso, 2023 já ultrapassou os números registrados em 2019 e 2020. Ainda segundo os dados do órgão estadual, apenas de janeiro a junho foram aplicadas 1.670 multas graves por razão de pneus carecas.

Causa de acidentes

A condição dos pneus da moto Biz envolvida no acidente da BR-163 contra uma carreta Scania, na quarta-feira (12), pode ter contribuído para colisão que ocasionou a morte de um casal, segundo informações da PRF (Polícia Rodoviária Federal). 

Na quinta-feira (13), família que ia para a Bolívia capotou o carro na BR-262, entre Anastácio e Miranda. A suspeita é que o carro aquaplanou antes de capotar diversas vezes, mas a PRF informou ao Jornal Midiamax que ainda investiga.

O motorista, de 34 anos, morreu no local e uma criança de 7 anos foi socorrida em estado grave, sendo encaminhada para Campo Grande. A esposa da vítima fatal e mãe da criança foi socorrida para o Hospital de Aquidauana. O quarto ocupante do veículo, um bebê de 2 anos, utilizava o bebê conforto e saiu ileso.

validade
Validade na lateral do pneu (Ilustrativa/ Shutterstock)

Pneu tem data de validade?

Segundo o borracheiro Ruimar Osório de Paiva Junior, que atua no bairro Cruzeiro, a recomendação geral é de troca a cada 60 mil quilômetros rodados. O olhar do condutor antes de assumir a direção é primordial para verificar a vida útil do item durante a rotina, conforme noticiado pelo Jornal Midiamax.

A forma mais eficiente para determinar a manutenção é observar os sulcos, conhecidos como os riscos na borracha. Os sulcos são responsáveis por aumentar a aderência do pneu com o asfalto.

A maioria decide fazer a troca quando os pneus estão “carecas”, entretanto, o item tem data de validade, descrita de máximo cinco anos após ser fabricado, que fica na lateral com a sigla “DOT” (Department of Transportation), e os quatro dígitos de fabricação, com a semana e ano.

O condutor deve ficar atento às descrições do produto. Outra dica é realizar visitas periódicas ao borracheiro ou mecânico de confiança. Bolhas, riscos ou furos podem ser sinais de erros, o condutor deve ficar atento a danos na estrutura da borracha, que pode ser um risco para a segurança. 

Conteúdos relacionados

Passe UFMS