Pular para o conteúdo
Cotidiano

Mato Grosso do Sul está em alerta de tempestade, baixa umidade e vendaval

Previsão do tempo indica instabilidade em todo Estado nesta sexta-feira (8)
Karina Campos -
ms clima tempo chuva tempestade frente fria
Clima instável em MS. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Haja imunidade em dia para o morador de Mato Grosso do Sul. O Estado está com três alertas meteorológicos nesta sexta-feira (8): baixa umidade relativa do ar, tempestade e vendaval que pode ultrapassar rajadas de 60 km/h.

Conforme o monitoramento do (Instituto Nacional de Meteorologia), boa parte do Estado pode registrar tempestade. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo potencial, é válido até 10h de sábado (9).

A condição favorece chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando intensos de 40 a 60 km/h, com eventual queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Estão neste primeiro aviso: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, , Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, , Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.

inmet

Com influência de uma massa de ar quente entre o centro-oeste e nordeste do Brasil, cerca de 11 municípios de MS estão com índice crítico entre 20 e 30% na umidade relativa do ar.

A condição favorece risco à saúde e incêndio florestais em: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Também com influência do norte, a cidade de Paranaíba pode registrar vendaval com ventos de 40 a 60 km/h. O alerta está vigente até 12h de sábado. A força das rajadas pode derrubar galho de árvores.

A orientação para evitar acidentes com rajadas de vento sugere evitar se abrigar debaixo de árvores e torres de transmissão ou publicidade.

Calor de 37°C

Mesmo com possibilidade de chuvas, o Estado deve pontuar calorão de 37°C, principalmente na região norte e pantaneira. Essas instabilidades acontecem pelo avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no favorece a formação de chuvas, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

Campo Grande está no radar de pancadas de chuva a qualquer momento do dia. A mínima prevista é de 23°C e máxima de 33°C. Em Dourados, também com chance de chuva, a mínima é de 21°C e máxima de 34°C.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
vander pec

‘Trump não deve interferir contra aqueles que planejam golpe de Estado’, diz Vander Loubet

Acusado de matar irmão e esfaquear cunhada é condenado a 18 anos de prisão em MS

Toffoli: ressarcimento do INSS ficará fora de meta fiscal e arcabouço

adriane lopes prefeita

Adriane Lopes se reúne com secretariado para debater Programa de Promoção do Equilíbrio Fiscal

Notícias mais lidas agora

Às pressas, Papy marca reeleição da Mesa Diretora com troca de vice para quinta-feira

bebê

Bebê morre após ser estuprada e pai vai preso ao confessar o crime em MS

MPMS se cala sobre acordo que livra Patrola de ação por danos com rodovia ‘despedaçada’

Passageira entra em trabalho de parto e motorista de aplicativo é escoltado até a maternidade

Últimas Notícias

Polícia

Assassinato do jornalista Léo Veras na fronteira de MS é denunciado por organização internacional

O jornalista foi morto na frente da família há cinco e a Forbidden Stories diz que impunidade é causada pela ‘Lei do silêncio’ na Fronteira

Política

Deputado Luiz Ovando diz que Brasil ser tarifado em 50% por Trump é uma ‘Bravata’

Parlamentar lamenta que decisão do presidente americano terá 'impacto social e econômico profundo'

Polícia

Trio suspeito de cometer furtos em comércios de Sidrolândia é preso pela Polícia Militar

Os militares ainda conseguiram recuperar vários objetos furtados pelos criminosos

Política

‘Colocando o país em risco para atender projeto pessoal de poder’, diz Camila Jara sobre tarifaço de Trump

Trump anunciou que vai aplicar tarifas de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto