Mato Grosso do Sul está em alerta de tempestade, baixa umidade e vendaval
Previsão do tempo indica instabilidade em todo Estado nesta sexta-feira (8)
Karina Campos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Haja imunidade em dia para o morador de Mato Grosso do Sul. O Estado está com três alertas meteorológicos nesta sexta-feira (8): baixa umidade relativa do ar, tempestade e vendaval que pode ultrapassar rajadas de 60 km/h.
Conforme o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), boa parte do Estado pode registrar tempestade. O aviso amarelo, com grau de severidade de perigo potencial, é válido até 10h de sábado (9).
A condição favorece chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros ao dia, acompanhando ventos intensos de 40 a 60 km/h, com eventual queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Estão neste primeiro aviso: Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru, Taquarussu, Terenos e Vicentina.
Com influência de uma massa de ar quente entre o centro-oeste e nordeste do Brasil, cerca de 11 municípios de MS estão com índice crítico entre 20 e 30% na umidade relativa do ar.
A condição favorece risco à saúde e incêndio florestais em: Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.
Também com influência do norte, a cidade de Paranaíba pode registrar vendaval com ventos de 40 a 60 km/h. O alerta está vigente até 12h de sábado. A força das rajadas pode derrubar galho de árvores.
A orientação para evitar acidentes com rajadas de vento sugere evitar se abrigar debaixo de árvores e torres de transmissão ou publicidade.
Calor de 37°C
Mesmo com possibilidade de chuvas, o Estado deve pontuar calorão de 37°C, principalmente na região norte e pantaneira. Essas instabilidades acontecem pelo avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai favorece a formação de chuvas, conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Campo Grande está no radar de pancadas de chuva a qualquer momento do dia. A mínima prevista é de 23°C e máxima de 33°C. Em Dourados, também com chance de chuva, a mínima é de 21°C e máxima de 34°C.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista por aplicativo é esfaqueado e tem moto roubada no Caiobá
Estava na Júlio de Castilho quando foi acionado para uma corrida até o Portal Caiobá
Vendas de imóveis no país crescem 19,7% de janeiro a setembro
Nos acumulado de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2023
Funtrab disponibiliza 978 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
Campanha contra importunação sexual é realizada em terminais de ônibus
Importunação sexual é crime e precisa ser denunciada
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.