Corumbá teve 20,7 mil raios e rajadas de vento de 90 km/h durante temporal

Mau tempo causou estragos na região e morte de criança com queda de telhado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
casa destelhada tempestade corumbá
Apartamentos destelhados no Jatobazinho, em Corumbá. (Reprodução, Leitor)

Corumbá ainda contabiliza nesta quarta-feira (13) os danos causados pela tempestade que atingiu a região. O ClimaTempo aponta que foram registrados 20.741 descargas atmosféricas até 20h, já as estações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e análise do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), rajadas de vento alcançaram 90,36 km/h.

Segundo o meteorologista do Cemtec, Vincícius Sperling, dados da estação de monitoramento, que fica próximo ao quartel militar da cidade, na área urbana, mostram que as rajadas de vento tiveram máximas registradas entre as 14h e 15h.

“Destaque não foi a chuva e sim fortes ventos, chuva foi 13,2 milímetros [de acordo com a] fonte do Inmet e 19 mm [conforme a] Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). Foi uma intensa tempestade isolada, elas causam chuva intensa e rápida, geralmente com baixos acumulados, muito raio, rajadas de vento e até granizo”, explica.

Ainda conforme o especialista, o fenômeno é formado pela combinação de calor e umidade, aliada à circulação de ventos local.

queda raio
Queda de árvore em carro (Corpo de Bombeiros)

Força do vento

A intensidade do vento derrubou diversas árvores sobre casas e veículos, além de destelhar casas, principalmente na região do Buriti, conhecido como Jatobazinho. Uma moradora disse ao Diário Corumbaense que, pelo menos, 17 apartamentos sofreram danos materiais na cobertura.

Apesar de durar pouco, diversas árvores bloquearam ruas da cidade. O vento levou parte do telhado das Lojas Americanas, no Centro da Cidade.

Na Escola Municipal Cássio Leite de Barros, o estudante Matheus Souza Marques, de sete anos, morreu após ser atingido pela estrutura da quadra esportiva. O menino do 2º ano do ensino fundamental estava na quadra, durante a aula de educação física, quando ocorreu o vendaval.

Oscilação de temperatura

Segundo o Inmet, a região enfrentou na terça-feira máxima de 36,3°C e mínima de 28°C, conforme a estação de monitoramento no Forte Junqueira. O ClimaTempo indica leve queda na temperatura, com mínima de 16°C e máxima de 24°C.

Ainda segundo o alerta do Inmet, a região permanece no radar de tempestade nesta quarta-feira, com chances de ventos de 40 a 60 km/h e chuva de até 50 milímetros ao dia.

Conteúdos relacionados