Em razão da Copa do Mundo de Futebol Feminina, agências bancárias de todo o Brasil, incluindo Mato Grosso do Sul, trabalharão com horário especial de atendimento presencial ao público durante os jogos da seleção brasileira. Evento mundial começou oficialmente na quinta-feira (20).

Conforme comunicado da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), o atendimento presencial ao público nas agências vai ser aberto uma hora mais tarde nos dias de jogos da seleção brasileira, que se iniciam às 8h da manhã. Isso significa que, em Mato Grosso do Sul, o atendimento ao público será de 10h às 16h.

“Quando os jogos forem realizados mais cedo, sem impacto, portanto, no horário normal de funcionamento das agências bancárias, não haverá necessidade de alteração do expediente. Cada banco adotará política própria para os colaboradores que não trabalham em agências. A flexibilização segue política já adotada durante jogos da Copa do Mundo masculina”, informa.

Assim, conforme a Federação, a decisão está de acordo com a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que autoriza as instituições financeiras a estabelecer o horário de atendimento ao público em suas dependências.

Por outro lado, os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, assim como as salas de autoatendimento, funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos por cada instituição, a seu critério.

Confira abaixo o horário diferenciado de expediente bancário nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina:

Nos jogos com horário previsto para as 8 horas (de Brasília)

  • Nos Estados com horário igual ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 11h às 17h.
  • Nos Estados com diferença de 1h em relação ao horário de Brasília, o atendimento ao público será das 10h às 16h.
  • Nos Estados com diferença de 2h em relação ao horário de Brasília: das 9h às 15h.
  • Nas agências em Fernando de Noronha (1h antes do horário de Brasília): das 12h às 18h.

Estado não liberou servidores

Em contrapartida, o Governo de Mato Grosso do Sul não vai flexibilizar o horário dos servidores para o acompanhamento dos jogos da seleção brasileira. Informação foi confirmada pela Feserp-MS (Federação Sindical dos Servidores Públicos Estaduais Municipais do Estado de MS) nesta sexta-feira (21).

“Infelizmente mais um não para coleção do governo estadual, diferente do governo federal, não atendeu o pedido da Feserp para horário diferenciado nos dias de jogos da seleção feminina de futebol. Quem perde novamente somos nós mulheres”, disse Lilian Fernandes, presidente da federação. Com isso, trabalhadores cumprem expediente normal durante a Copa do Mundo Feminina.

TJMS terá expediente normal

TJMS (Tribunal Federal de Mato Grosso do Sul) emitiu comunicado, nesta quinta-feira (20), que o expediente forense das secretarias de todo Estado será normal durante os jogos da seleção na Copa do Mundo de Futebol Feminino, que acontece na Austrália e Nova Zelândia.

Em nota, o TJMS esclareceu que os jogos não alteram a escala de trabalho dos servidores do judiciário das comarcas de Campo Grande e do interior.

Onde assistir?

O torcedor pode acompanhar os 104 jogos do Mundial pelo FIFA+. O Brasil é o único na América do Sul com acesso às transmissões ao vivo na plataforma. As reprises dos jogos estarão liberadas 24h após seu término.

Além disso, no Brasil, a Globo e o Sportv farão a transmissão na TV aberta e fechada, respectivamente. No YouTube, o torcedor pode assistir aos confrontos pela CazéTV.