Poncho, casacos de lã, de couro, luvas, gorros…e, para quem tem pets, roupinhas também. Vale tudo para escapar do vento gelado e do frio em , a capital considerada a mais fria do país nesta quarta-feira (18). O recorde ocorreu por conta da mínima de 4°C e sensação térmica na casa de 1°C. 

A presidente de uma ONG [Organização Não Governamental], Viviane Fernandes Coelho, de 59 anos, estava passando pela avenida Noroeste quando foi flagrada pela equipe de reportagem do Jornal Midiamax. 

Viviane pegou vestimenta após saber da previsão do tempo para esta semana. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Vestida com um poncho preto, ela chamou a atenção e alegou que tirou a vestimenta do guarda-roupas ao saber da previsão do tempo esta semana. “Eu não sou gaúcha, mas, conheço a tradição e acho uma peça bonita, apesar que me confundem muito com os gaúchos pelo fato de eu ser loira e branca, só que nasci em Fátima do Sul. Sou sul-mato-grossense mesmo”, argumentou. 

De acordo com Coelho, o poncho foi comprado na própria ONG onde ela atua. Uma pessoa de outra cidade que faz e trouxe para vender. Nós colocamos alguns para vender e ajudar e eu também comprei um para mim. Faz um ano que tenho ele e vi que era hora de usar. Só faltou o chimarrão hoje”, brincou. 

Família não esqueceu de colocar roupinha no cachoro antes do passeio. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Na mesma avenida, ao longo da Orla Morena, também estava a família do Felipe, toda agasalhada, incluindo um Lhasa Apso de nome “dólar”. “Nós fazemos diariamente o passeio da manhã e o da noite. Eu, minha esposa, nosso filho de um ano e o cachorro. Na hora de sair, minha colocou a roupinha nele. O animal também precisa né, a gente não pode esquecer”, disse. 

A esposa dele, Luna Attene, de 22 anos, disse que o passeio do período noturno, no entanto, não deve ocorrer esta semana. “Não tem como passear mais tarde, o vento está muito gelado, então a gente só veio agora mesmo. As noite estão muito geladas. Só que ficar em casa o dia todo o e nem o cachorro aguentam”, argumentou.

Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Previsão em Campo Grande e MS

A quarta-feira (18) continuará sendo um dia de baixas temperaturas em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de geada de fraca a moderada, principalmente no centro-sul do Estado. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), entre hoje (18) e quinta-feira (19) podem ser registradas, de novo, as menores temperaturas do ano até o momento. 

Tempo permanece firme e seco, com sol e poucas nuvens. Em Dourados, a mínima prevista é de 5°C. Para Campo Grande e Sete Quedas, os termômetros devem registrar 6°C. Na região leste, e Paranaíba podem marcar 7°C de mínima. E até mesmo no Pantanal será preciso usar casaco e cobertor. A mínima para é de 8°C e de 10°C para Corumbá.

Previsão é de ainda mais frio nos próximos dias. Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax

Mínimas de MS nesta quarta-feira (18)

Ponta Porã: 6,1ºC
Iguatemi: 7,4ºC
Rio brilhante: 4,1ºC
Três Lagoas: 8,4ºC
Água Clara: 7,4ºC
Ribas do Rio Pardo: 6,1ºC
Paranaíba: 8,2ºC
Bandeirantes: 5,4ºC
Camapuã: 5,6ºC
Coxim: 5,7ºC
Sidrolândia: 6,5ºC
Dourados: 5,0ºC
Ivinhema: 6,7ºC