Pular para o conteúdo
Cotidiano

Vacinômetro em MS: quatro cidades ainda estão com vacinação abaixo dos 70% em dose 1

Por outro lado, outros oito municípios já ultrapassaram 100% da vacinação da primeira dose
Arquivo -
Vacina
Vacina

caminha para as 5,5 milhões de doses aplicadas de vacina contra a Covid em pouco mais de um ano de vacinação — e 74,8% da população totalmente imunizada. O avanço da imunização da população tem possibilitado a flexibilização de medidas restritivas, como a desobrigação das máscaras. 

Apesar da D1 dos imunizantes estar aberta para praticamente todas as pessoas, ainda há cidades que o andamento das aplicações segue em ritmo lento. Quatro cidades em MS ainda estão com cobertura vacinal abaixo dos 70%. As cidades são: (68,5%), (66,4%), Sidrolândia (63,6%) e Itaporã (62,1%).

Por outro lado, há sete cidades em que a campanha de vacinação tem sido um sucesso. Com mais de 100% da cobertura vacinal da D1 para o público geral estão os municípios: Antônio João (101,6%), Chapadão do Sul (102,9%), Costa Rica (108,6%), Inocência (101,1%), Novo Horizonte do Sul (114%), Rio Negro (101%), Selvíria (105%) e Vicentina (101%).

A reportagem acionou a SES (Secretaria Estadual de Saúde) questionando se Estado está monitorando o desempenho de vacinação e qual a justificativa das secretarias municipais. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informa que tem feito o monitoramento e acompanhado diariamente o desempenho vacinal de todos os municípios. A SES/MS esclarece que tem solicitado aos municípios para que intensifiquem a vacinação na população de 5 a 11 anos e nos idosos a partir de 60 anos. Para este último grupo, a SES/MS recomenda que os idosos tomem as doses de reforço e complete o esquema vacinal. A SES/MS ressalta que Mato Grosso do Sul já atingiu a meta de 90% da população vacinável, sendo os dados consolidados no Vacinômetro MS, com 93,86% com a primeira dose e 80,82% com segunda dose. É importante ressaltar que o Ministério da Saúde autorizou em todo o território nacional a possibilidade da vacinação em trânsito, ou seja, um percentual da população faltante pode ter completado o esquema vacinal em outro município, sendo este, computando os dados de vacinação em seu território. A SES reforça para que os municípios continuem com ações de busca ativa em todos os grupos aptos para a vacinação contra a Covid-19″.

Um ano de vacinação em MS

No dia 18 de janeiro de 2021, por volta das 15h10, o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) pousava em Campo Grande trazendo esperança aos sul-mato-grossenses. Com 158.766 doses da Coronavac a bordo, começava ali o capítulo mais esperado da pandemia: o início da imunização contra o vírus que cruelmente tirava a vida de centenas de moradores.

O boletim epidemiológico de MS daquela segunda-feira, 18 de janeiro, registrava 2.686 óbitos da doença e de maneira emergencial, a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), liberava a vacina do laboratório Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, para iniciar a campanha de imunização. Assim que as doses desembarcaram em Campo Grande, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) iniciou de imediato a distribuição aos municípios. 

No mesmo dia, as primeiras doses foram aplicadas no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul). Os primeiros a receberem a sonhada ‘furadinha’ no braço foram profissionais da saúde, uma idosa institucionalizada em asilo e uma senhora indígena: o médico Marcio Estevão Midom, de 44 anos; a indígena terena Domingas da Silva, de 91 anos; Maria Bezerra de Carvalho, de 84 anos, que vive no Asilo São João Bosco; e a auxiliar de Sandra Maria de Lima.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Designers e antropóloga criam coleção inspirada no Banho de São João de Corumbá

Espérance vence o Los Angeles FC, e Flamengo avança às oitavas como líder do Grupo D

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

‘Careca do INSS’ pede anulação de relatórios financeiros que embasaram inquéritos sobre fraudes

Notícias mais lidas agora

Secretários chegam em Campo Grande uma semana após escalada de confronto em Israel

Juiz dá ‘puxão de orelha’ e manda MPMS apresentar provas da corrupção em Água Clara em dez dias

VÍDEO: luzes no céu intrigam moradores de Campo Grande

Carreta fica destruída por incêndio com explosões na BR-158

Últimas Notícias

Brasil

Inscrições para Encceja Exterior 2025 vão até dia 27

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no Sistema do Encceja Exterior

Polícia

Acusado por emboscada com ônibus incendiado e morte de torcedor do Cruzeiro é preso em MS

Morte de um torcedor do Cruzeiro no dia 27 de outubro do ano passado

Mundo

Embaixada começa a identificar brasileiros que querem deixar Israel

Em razão do recente conflito com o Irã, iniciado dia 13 de junho

Esportes

Sem pódio por equipes, Brasil acaba Mundial de Judô com duas medalhas

A última possibilidade de medalha era a competição por equipes