Frente fria: cidades da região sul de MS têm queda nos termômetros e manhã de 14°C

Passagem da frente fria avança no Estado aliada a pancadas de chuva em vários municípios
| 31/05/2022
- 07:27
Madrugada foi de frio e geada em M
Madrugada foi de frio e geada em MS (Foto: Marcos Ermínio/Midiamax)

Prevista para todo a partir de quarta-feira (1º), a frente fria avança pelo Estado. Já nesta terça-feira (31), municípios da região sul e sudeste começam a registrar queda nas temperaturas e manhã gelada de 14°C, como em e Iguatemi. A máxima prevista para o dia é de 15°C com pancadas de chuva.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mudança nos termômetros é gradativa, já que a região do extremo norte do MS está em contraste com uma massa de ar quente, vinda do estado vizinho, Mato Grosso, enquanto o lado sul registra massa de ar frio do Paraná.

Entretanto, a passagem da frente fria ganha força nos próximos dias e avança para o norte de Mato Grosso do Sul, influenciada com pancadas de chuva na maior parte do Estado, como em Porto Murtinho, Ponta Porã, Iguatemi, Dourados, Anaurilândia, Campo Grande, Aquidauana e Corumbá.

A Cidade Branca, por exemplo, município que registra as mais altas temperaturas do MS, hoje, não passa dos 22°C. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), com a passagem da frente fria, há probabilidade de chuvas com acumulados de até 50 mm previstos para a região do extremo sul do Mato Grosso do Sul, até o dia 7 de junho.

frente fria - Inmet
(Reprodução: Inmet)

Avanço da frente fria

Será só nos primeiros dias do mês de junho que a maior parte dos municípios deve ter temperaturas mais amenas. O monitoramento aponta que a nova frente fria está aliada ao transporte de umidade vindo da Amazônia, o que influencia nas condições de tempo com probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada e tempestades acompanhadas de raios, principalmente na região sul.

Embora o alarde, esta passagem será mais fraca que a última registrada no Estado, onde alguns municípios tiveram geada e 3°C, com recorde de temperaturas mais baixas do ano. A mínima vai variar de 13°C a 20°C.

Veja também

Corpo de Bombeiros foi acionado para um incêndio de grandes proporções em vegetação de um...

Últimas notícias