Os moradores que foram imunizados com a vacina da Janssen, de dose única, estão próximos de tomar a dose de reforço em Mato Grosso do Sul. O Ministério da Saúde encaminha, nesta quarta-feira (8), 200.200 doses do imunizante para vacinação, que chegam em voo comercial no Aeroporto Internacional de Campo Grande às 9h15.

As novas doses chegarão e serão recolhidas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), que deverá separar e encaminhar para as cidades. Ainda não há confirmação de quantas vacinas da Janssen serão encaminhadas para Campo Grande.

Inicialmente a SES divulgou que seriam 175.650 doses de vacinas da Janssen destinadas à região de fronteira; 1.150 para população em situação de rua; e 22.400 para maiores de 18 anos. disse à reportagem do Midiamax, na última segunda-feira (5), que até sexta-feira serão disponibilizas todas as doses necessárias para a vacinação das 273 mil pessoas que receberam a dose única do imunizante.

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou que assim que as doses para Campo Grande forem encaminhadas, o calendário de vacinação para a dose de reforço será divulgada. Ainda sem definição de qual público iniciará a imunização, a secretaria adiantou que as doses estão disponíveis nos mesmos locais onde seguem as aplicações das demais vacinas. Nesta quarta-feira, 43 unidades vacinam os moradores.

Campo Grande é a cidade que mais precisa de doses

A vacina da Janssen contava somente com uma dose e foi aplicada em mais de 237 mil moradores em Mato Grosso do Sul. Em meados de julho, a vacina foi amplamente utilizada devido ao estudo de vacinação em massa na fronteira, quando todos os moradores de 13 cidades tiveram a oportunidade de ser imunizados. As doses que sobraram no estudo ainda foram distribuídas aos outros municípios. A cada 10 vacinados em MS, um recebeu a vacina da Janssen. 

Dados do Vacinômetro da SES (Secretaria de Estado de Saúde) apontam que 10,10% da população foi vacinada com a Janssen, considerando a população apta a vacinar, ou seja, a partir dos 12 anos. Campo Grande foi a cidade que mais aplicou doses da vacina, foram 45.539 pessoas vacinadas. Agora, a cidade precisa receber o mesmo quantitativo de doses para conseguir aplicar a 2ª dose na população.

Dose reforço recomendada

Conforme nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, evidências científicas apontam que os níveis de anticorpos aumentam nove vezes após uma semana da dose de reforço da Janssen, quando aplicada com intervalo de seis meses. Esse índice segue aumentando em até 12 vezes quatro semanas após a aplicação do reforço.

Pesquisa dos mostrou que a dose de reforço, aplicada com no mínimo dois meses de intervalo, forneceu até 94% de proteção contra a Covid-19. Com a dose única da vacina, esse índice é de 75%. O mesmo estudo ainda apontou que os níveis de anticorpos aumentaram entre quatro e seis vezes com a dose de reforço, ainda segundo a Nota Técnica do Ministério da Saúde.