Pular para o conteúdo
Cotidiano

MS recebe 207.050 doses da Janssen e vacinação em massa começa na sexta em 13 cidades

Parte do lote também será distribuída a todos os municípios de MS
Arquivo -

Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (1º) lote com 207.050 doses da vacina contra covid da Janssen, que é de aplicação única. Assim, no período da tarde, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) irá distribuir os imunizantes aos municípios.

Desse total, 165,5 mil serão destinados para vacinação em massa de todos os adultos em 13 municípios da fronteira, que irão participar de estudo conduzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em parceria com universidades americanas.

As outras 41.550 doses serão distribuídas entre 66 municípios do Estado, conforme a tabela abaixo:

“É uma grande conquista para Mato Grosso do Sul. Os 79 municípios serão beneficiados. Iremos criar um cinturão sanitário na faixa de fronteiras e com isso os outros 66 municípios vão passar a receber mais doses das vacinas nas remessas regulares”, declarou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Doses que cada município da fronteira irá receber para a vacinação em massa:

Vacinação em massa

A vacina americana é de aplicação única e será utilizada para estudo epidemiológico conduzido pelo médico infectologista e pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Júlio Croda. O estudo será realizado pelo grupo Vebra Covid da Fiocruz (capitaneado por Croda), com apoio da (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e das universidades dos Estados Unidos de Stanford, Yale e Miami.

O especialista explicou que  todos acima de 18 anos que ainda não foram vacinados com outros imunizantes receberão dose da Janssen. Os pesquisadores vão monitorar o impacto da vacina em relação a imunidade coletiva e vão comparar os dados com outros 13 municípios similares. Também serão monitoradas a incidência da doenças em crianças e adolescentes, que ainda não podem receber vacina.

A mobilização para que MS recebesse doses extras envolveu grande mobilização política. “Fizemos solicitação para a bancada federal, os senadores de MS foram ontem de manhã ao ministro, governador fez ligações, a ministra ligou ao ministro para termos esse fundo de reserva, tivemos apoio do Conass e Conassems. Todos participaram dessa conquista”, disse o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Municípios na expectativa

Uma das preocupações, principalmente dos locais que têm cidades vizinhas do outro lado da fronteira, é de garantir que a vacinação seja feita em moradores sul-mato-grossenses.

É o caso de Ponta Porã e Corumbá, as duas maiores cidades da fronteira. Esses municípios, por exemplo, terão critérios rígidos para garantir a imunização de sua população.

os dois principais municípios da fronteira já estão com o esquema de vacinação prontos para serem executados. As duas cidades ampliaram os pontos de imunização e pretendem imunizar cerca de 7 mil pessoas por dia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems deputados reajuste

Obras em prédio causaram queda de energia na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira

UFMS realiza edição especial do Sábado no Parque da Ciência com oficinas de arte

motta

‘Sentimento’ da Casa vai definir se PL da Anistia entra em pauta, diz Motta

Moraes libera redes sociais da deputada Carla Zambelli

Notícias mais lidas agora

Dona de bar na 14 de Julho é presa em operação contra tráfico em Campo Grande

ônibus

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Por que Campo Grande foi escolhida para sediar Supercopa de Vôlei e entrou na rota dos jogos nacionais?

IFMS abre inscrições para cursos gratuitos e online; confira a lista de capacitações disponíveis

Últimas Notícias

Política

Petição por fim do contrato com o Consórcio Guaicurus chega a 5,1 mil assinaturas em 72 horas

Confira como assinar a petição que pede intervenção no contrato com o grupo de empresas que explora o transporte coletivo de Campo Grande

Polícia

VÍDEO: Três são executados enquanto almoçavam na Linha Internacional em Ponta Porã

O caso está em investigação pelas autoridades brasileiras e paraguaias

Mundo

‘É desnecessário que países europeus comprem petróleo da Rússia’, diz Mark Rutte, da Ottan

Secretário-geral também demonstrou apoio ao apelo do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre disparar contra aeronaves russas

Polícia

VÍDEO: Cachorro é agredido pelo dono e jogado várias vezes na carroceria de picape após fugir

Testemunha tentou impedir agressões e quase foi atropelado por tutor do animal