Secretária da SES recomenda evitar roda de tereré por 15 dias contra Covid-19

Com mais de 95 mil casos e 1,7 mil mortos pela Covid-19, o novo coronavírus, novas recomendações e restrições foram feitas à população de Mato Grosso do Sul. Com a nova crescente de casos, a secretária-adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christinne Maymone pediu que os moradores evitem roda de tereré com os amigos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Com mais de 95 mil casos e 1,7 mil mortos pela Covid-19, o novo coronavírus, novas recomendações e restrições foram feitas à população de Mato Grosso do Sul. Com a nova crescente de casos, a secretária-adjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Christinne Maymone pediu que os moradores evitem roda de tereré com os amigos por pelo menos 15 dias.

Em postagem feita em sua rede social, a secretária pontuou o levantamento da 47ª semana epidemiológica do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), no qual mostrou o aumento no grau de risco da doença em 31 municípios. 

“É importante que a população nesse momento, entenda a necessidade o uso da máscara, do uso do álcool em gel e não estar presente em aglomerações, mesmo que seja churrasco em família, roda de tereré. Precisamos de 15 dias para poder conter o avanço dessa doença que está com a transmissão muito rápida”, disse.

A secretária também citou que o Governo do Estado encaminhou novas recomendações aos prefeitos das cidades com validade até o dia 5 dezembro. Mais cedo, a SES explicou que a iniciativa de trocar as bandeiras antes do fim da quinzena se deve ao expressivo aumento de casos nos municípios na faixa vermelha.

Além dos 31 municípios que pioraram o grau de risco, 38 mantiveram e 10 municípios melhoraram. A situação do mapa é divulgado aqui.

Internações dobraram

Para o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, a situação é preocupante e requer atenção redobrada.

”Mais uma vez pedimos à população que não se aglomere e que observe as medidas de biossegurança para não sobrecarregarmos nosso sistema de saúde e, principalmente, comprometer a vida das pessoas. Infelizmente a pandemia está novamente em crescimento no nosso Estado e precisamos concentrar esforços neste combate”, enfatizou.

“Há 16 dias tínhamos 206 pessoas internadas pela doença e hoje temos 406, praticamente o dobro. Estamos voltando ao mesmo patamar de quando a doença exigiu de todos nós um grande esforço para conter a doença”, alertou também o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, na live desta sexta-feira (27) de atualização dos dados do Covid-19 no Estado.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados