Caravana da Saúde prevê 72,8 mil atendimentos em Campo Grande

Projeto chega na Capital no dia 14 de maio 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto chega na Capital no dia 14 de maio 

A Caravana da Saúde, projeto do Governo do Estado, chega a Campo Grande no dia 14 de maio. Depois de percorrer dez microrregiões de Mato Grosso do Sul, o programa estima realizar quase 72,8 mil procedimentos médicos na Capital.

Os atendimentos ficarão concentrados no complexo que será montado no Centro de Convenções Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, 5.017, Carandá Bosque. Lá, profissionais de saúde farão atendimentos aos pacientes previamente agendados pelas secretarias municipais de saúde das 17 cidades.

Terão acesso ao conjunto de serviços de saúde, educação, cidadania e lazer moradores de Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Bandeirantes, Rochedo, Corguinho, Maracaju, Rio Negro, São Gabriel do Oeste, Camapuã, Paraíso das Águas, Figueirão, Costa Rica e Chapadão do Sul.

A Caravana começa atender pacientes a partir do dia 10 de maio, fazendo consultas oftalmológicas. A partir do dia 14 começam as cirurgias oftalmológicas, realizadas no Centro de Exposições Albano Franco. Nessa data também iniciam os exames e as cirurgias gerais, que serão realizados em instituições e hospitais credenciados.

Dias de Mobilização

Devido à quantidade habitacional da microrregião de saúde de Campo Grande, os dias de mobilização geral (Dias D) serão realizados nos três últimos finais de semana do mês: 14 e 15, 21 e 22 e 28 e 29 de maio. Exclusivamente nessas datas, pacientes terão acesso aos exames de colonoscopia, endoscopia, eletroneuromiografia, ultrassonografia e cirurgia de varizes, todos realizados pela Cies Global, parceira da Caravana.

Também nos dias de mobilização geral acontecem as consultas em especialidades: Ortopedia, Neurologia, Psiquiatria, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Urologia, Angiologia Otorrinolaringologia, Cardiologia e Pediatria. Nos dias de mobilização também acontecem os atendimentos dos parceiros, nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer.

Primeira ação

Para diminuir a fila de espera por exames em Campo Grande, o Hospital Regional, em parceria com o Governo do Estado e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), deu início, nesta terça-feira (3), ao Mutirão de Colonoscopia que irá atender 150 pacientes com idades entre 50 e 75 anos. O evento, que se estende até quarta-feira, é a primeira ação da Caravana da Saúde que começa no dia 14 deste mês.

Conteúdos relacionados