4 mitos sobre paredes coloridas que você deve abandonar já na decoração

Confira mais uma lista para deixar sua casa mais bonita

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Confira mais uma lista para deixar sua casa mais bonita

A tinta que pode renovar a sua parede talvez seja a forma mais barata e mais fácil de dar uma cara nova para qualquer ambiente. Porém, segundo a designer de interiores e paisagista Cristina Souza, muitas dúvidas surgem na hora de escolher a cor de um espaço. “As pessoas se apegam ao branco com medo de ‘escurecer’ o ambiente, e não percebem que muita coisa nessa questão é uma espécie de ‘mito’. O ambiente só vai escurecer se não tiver a iluminação adequada, já que cor de parede não é fonte de luz”, indica. 

Pensando nisso, ela contribui para quebrarmos 4 mitos sobre paredes coloridas que você deve abandonar já na decoração. Invista na sua cor favorita e confira mais uma lista do MidiaMAIS. Boa leitura! 

Pintar com cores escuras deixará o ambiente menor

Paredes em cores escuras vão precisar de mais luz (seja natural ou artificial) mas isso não quer dizer que vão parecer menores. O que faz um ambiente parecer menor é um grande contraste entre as cores das paredes – principalmente cores quentes –  e as do restante do ambiente.

Isso porque o contraste entre as cores faz a parede “pular” prá frente, brigando por atenção com as outras cores do recinto. As cores escuras criam um ambiente elegante e aconchegante. É possível brincar com as cores e suas combinações, iluminação e decoração, mesmo em um ambiente pequeno. 

 

Parede escura não deixa o ambiente menor / Foto: Pinterest/Reprodução

 

Mesclar branco com paredes escuras garante iluminação

Essa regra também é bastante contestável. O que ilumina um ambiente é uma boa iluminação e não a cor da parede. Paredes brancas em um ambiente escuro, se vc não aumentar a luz, vão parecer cinzas e nada vão acrescentar em termos de iluminação. É óbvio que se vc usar cores escuras o ambiente vai precisar de mais luz ainda, mas as cores claras nunca irão iluminar ambiente escuro, simplesmente pq elas não são fontes de luz. 

 

 Pinteres/Reprodução

 

Misturar texturas e cores vira ‘bagunça’

Outro mito na hora de colorir as paredes ou investir em um bom papel de parede com estampa e textura. O que deve ficar em evidência é uma combinação bonita e harmoniosa, independente de regras sobre estampas para a sua casa. Prefira tons de uma mesma cartela de cores ou as cores que se correspondem, e confie no seu bom senso. 

 

Mix de estampas pode ser muito interessante / Foto: Eu & Meu Bebê/Reprodução

 

É preciso combinar móveis com as cores das paredes

Não compre móveis apenas pensando nas cores das paredes. Faça isso de forma equilibrada, não necessariamente tem que haver uma “combinação”. Em primeiro lugar, o essencial é que o mobiliário seja funcional. Por isso, identifique sempre quais a funções que cada peça terá em determinado espaço. Compre sempre os elementos de maior dimensão primeiro, como o sofá, mesas de jantar e camas. Depois, dê atenção aos pequenos detalhes como acessórios decorativos, como tecidos e padrões. 

 

 Pinterest/Reprodução

Conteúdos relacionados