Fotos de Plutão mostram ‘mar’ de névoa e revelam ‘tesouros’

As dezenas de camadas de névoa na atmosfera vão desde a superfície a uma altura de até 100 km

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As dezenas de camadas de névoa na atmosfera vão desde a superfície a uma altura de até 100 km

Novas imagens capturadas pela da sonda New Horizons, da Nasa, mostram uma névoa de baixa altitude em Plutão, evidência adicional da existência, no planeta-anão, de um fenômeno semelhante ao ciclo de água na Terra, mas envolvendo tipos exóticos de gelo, segundo cientistas.

As dezenas de camadas de névoa na atmosfera vão desde a superfície a uma altura de até 100 km. As imagens também oferecem vistas deslumbrantes do terreno do planeta, incluindo suas montanhas e planícies.

“Esta imagem é um tesouro científico, revela novos detalhes sobre a atmosfera de Plutão, montanhas, geleiras e planícies”, disse Alan Stern, cientista-chefe da missão. “Ela (a imagem) realmente te faz sentir que você está lá, em Plutão, analisando a topografia por você mesmo”.

As fotos foram feitas quando a New Horizons passou por Plutão em 14 de julho, a 12,5 mil km de distância.

A sonda iniciou, no começo deste mês, a transmissão de dados coletados no período de um ano, permitindo que cientistas retomem a análise da topografia e atmosfera do planeta.

A imagem também mostra algo como um baixo nevoeiro iluminado pelo sol contra o lado escuro de Plutão.

“Além de ser visualmente impressionante, este baixo nevoeiro sugere a mudança do tempo de um dia para o outro em Plutão, tal como acontece aqui na Terra”, disse Will Grundy, cientista da missão, do Observatório Lowell, do Arizona.

Junto com outras observações, a imagem aponta para um ciclo hidrológico parecido com o da Terra envolvendo nitrogênio congelado e gelo macio.

“Impulsionada pela fraca luz solar, isso seria diretamente comparável com o ciclo hidrológico que alimenta as calotas de gelo na Terra, onde a água é evaporada dos oceanos, cai como neve, e retorna para os mares através de fluxo glacial”, disse Alan Howard, membro da equipe, da Universidade da Virgínia, em Charlottesville.

Segundo Stern, “Plutão é surpreendentemente parecido como a Terra nesta questão, e ninguém esperava isso”.

Fotos do planeta-anão divulgadas na semana passada pela Nasa revelaram um campo com cristas alinhadas, semelhante a dunas.

 

Conteúdos relacionados